O ambiente virtual proporciona um espaço de compra e venda de diversos produtos. Na internet, os serviços e produtos são divulgados, independente do segmento, e para o ramo da decoração, isso também funciona.
Com as expansão do comércio eletrônico, que cresceu 12% só em 2018, em relação ao ano anterior, e faturou R$ 53,2 bilhões, segundo levantamento feito pela E-bit/Nielsen.
A decoração atinge diversos produtos e serviços, e ao ser explorado, o ambiente virtual traz grandes resultados. Um comerciante de móveis de madeira rústica, por exemplo, é capaz de promover a imagem do seu negócio e conseguir mais clientes.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar com nitidez o motivo do marketplace ser tão eficiente até mesmo para o ramo da decoração. Confira!
Entenda o que é um marketplace
Uma das melhores definições para marketplace é de um shopping virtual. Ele reúne diversas marcas, produtos e anunciantes em um mesmo local, dando uma visão mais ampla aos consumidores.
Os marketplaces são responsáveis por parte da concorrência, uma vez que os negócios tenham necessidade de oferecer um serviço de qualidade para que se mantenham no mercado competitivo, por pura possibilidade de comparação dos usuários.
Então, ao trabalhar em um segmento muito específico, é possível construir uma boa imagem virtual e propagar seus produtos. Por exemplo, se sua empresa trabalha com Outsourcing de impressão(terceirização do serviços de impressão), é um negócio muito específico, certo?
Por isso, sua empresa pode se tornar uma referência e ser encontrada em boas posições dos buscadores se aproveitando dessa otimização feita pelo marketplace.
Como trabalhar com decoração nos marketplaces
Entendendo o que é marketplace, podemos falar do principal: como a decoração pode ser trabalhada nos marketplaces? A questão é que por mais que seja eficiente, o marketplace é é uma ferramenta de divulgação extremamente eficiente.
Isso porque o setor de casa e decoração já é o quinto maior representante do e-commerce no Brasil, segundo o 37° relatório da Webshoppers.
Esses tipos de sites possuem um grande volume de acessos, principalmente os que possuem páginas com conteúdos que auxiliam os usuários. Em geral, podemos destacar os seguintes pontos sobre os marketplaces usados para a decoração:
É um facilitador da logística
Para alguns itens de decoração, como os mais pesados ou delicados, podem ser um desafio logístico para todos os varejistas. Os marketplaces auxiliam nessa parte, ajudando na entrega dos produtos.
Por isso, o marketplace é uma ótima alternativa para os comerciantes, até mesmo do ramo de decoração. Além de não haver a necessidade de uma demonstração (loja física), o marketplace se adequa a agenda do consumidor, tanto para a compra quanto no prazo de entrega.
Diversidade de público
Os marketplaces contam com uma diversidade enorme de público, sendo encontrado em todo o país, com diferentes perfis e interesses.
Por isso, a possibilidade de vender itens de decoração é maior. Em um espaço virtual, a chance de um consumidor encontrar o que procura sem precisar sair de casa torna esse mercado atrativo.
Além disso, os produtos podem ser organizados por categorias, facilitando a busca dos potenciais clientes e organizando a sua vitrine, que no caso é virtual.
Controle de investimento
Para investir em marketplace, os lojistas da área de decoração não precisam de um grande valor. Na verdade, para entrar nesse mercado é possível se tornar um parceiro dos canais de divulgação, e cadastrar seus produtos, sem um valor inicial.
A cobrança que será gerada com essa parceria vem da comissão das vendas fechadas dentro do canal. Por isso, os preços devem ser dados de modo que cubram todos os gastos.
Use o marketplace para decoração
Como vimos ao longo deste conteúdo, todos os negócios feitos na internet podem crescer, e no que diz respeito aos marketplaces, são ferramentas capazes de impulsionar a imagem do seu negócio na internet.
Por ser um shopping virtual, os produtos são demonstrados como uma vitrine. A questão é que o marketplace não necessita uma estrutura ou loja física para receber os clientes, se mostrando uma economia fundamental para as empresas.
Fora isso, o marketplace é responsável por alcançar um público mais diversificado, sendo uma alternativa interessante para o controle de investimentos e manutenção dos materiais em estoque.
Os marketplaces integram o grupo de canais de divulgação e vendas mais eficientes para o seu produto, independente de qual seja. Para aumentar a visibilidade, essa estratégia é fundamental.
Com isso, é possível se consolidar no mercado e crescer, aumentando suas vendas e consequentemente os lucros da sua empresa.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
- Tags descritivas:
- designer de interior, construção
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