Cada vez mais pessoas querem mudar a casa sem grandes obras e principalmente sem grandes gastos. Quando o assunto envolve as paredes, tetos e estruturas tem um material que é perfeito para atender a dupla "custo x beneficio": o drywall! Certamente você já ouviu falar deste material fantástico e hoje vamos te falar mais sobre o drywall e como este material pode ser usado na sua obra.
Você sabe o que é o drywall?
Esta maravilha tecnológica é formada por uma estrutura de aço onde chapas, com miolo de gesso e face de papel cartão, são fixadas para acabamento. São diferentes tipos de chapas, de diferentes espessuras e finalidades, podendo-se criar várias formas, recortes, desníveis, etc. Seus componentes são leves e recicláveis e no fim da obra seu descarte é de somente 5%, apesar de ser gesso ele pode receber enchimento de lã mineral e ter um melhor isolamento acústico e térmico que as paredes de alvenaria.
Diferentes modelos
Existem três tipos de chapas de drywall, são elas:
- Verde (RU): recomenda para as áreas molhadas, ela é perfeita para banheiro, cozinha e lavanderia, ela vem com silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso.
- Rosa (RF): especialmente feito para áreas quentes como lareiras e cooktop por causa da presença de fibra de vidro na fórmula, o que o torna mais resistente ao fogo.
- Branco (ST): esse é o mais comum deles, normalmente usado para ambientes secos, forros, estantes, etc.
Um material resistente
O drywall é um material resistente mas não poder ser comparado com uma parede de alvenaria, portanto durante o projeto é importante especificar todo e qualquer peso que exceda 10kg, para que sejam feitas instalações especiais para suportar pesos. Pesos até 10kg podem ser instalados diretamente na chapa de drywall, até 18kg pode-se instalar diretamente nos perfis e acime de 30kg é preciso distribuir a carga na estrutura interna, criando reforços.
Vantagens e desvantagens
- Vantagens: rapidez na instalação, custo baixo, ganho de área útil (pois as paredes podem ter espessura menor), pouca sujeira durante a obra, fácil instalação de dutos (água e elétrica), variedade de acabamento e isolamento acústico.
- Desvantagens: somente atende ambiente internos, proliferação de bactérias e fungos entre as placas, pouca resistência a locais de muita umidade, instalações precisam ser prevista, resistência a impactos menor que a uma parede de alvenaria.
No banheiro
Por ser um material feito de gesso é normal se perguntar se ele resiste à umidade do banheiro e a resposta é sim, basta usar a placa desenvolvida para áreas úmidas. Uma bancada pode ser feita em drywall, receber impermeabilização e acabamento em pastilha, por exemplo, mas tem de ser feita por um profissional habilitado. No teto é extremamente comum o acabamento em drywall, com sancas iluminadas e também a parede pode ser feita com esse material e depois receber revestimentos.
Sancas incríveis
Aqui está uma área divertida para se criar com drywall: sancas, rebaixos e desenhos nos tetos, uma vez que ela te possibilita muitos formatos, é moldável e isso dá liberdade para criar projetos incríveis.
Paredes vivas
As paredes não são diferentes das sancas, além de poder criar qualquer movimento e forma, também é possível fazer rasgos de luzes maravilhosos - que seriam complicadíssimos, ou atá impossíveis, na alvenaria. Tem a enorme vantagem de ocupar menos espaço e ainda a grande facilidade para passar toda fiação elétrica da casa.
Combinando materiais
Você não precisa usar apenas o drywall para renovar sua casa, ele combina muito bem com outros materiais, como madeira, pedra, vidro, etc. Mas escolhi o vidro simplesmente porque ele é uma tendência para quem quer ampliar o ambiente. Pensar a meia parede em drywall combinado com vidro traz um ar moderno para sua casa e você ainda pode imaginar nichos e prateleiras nessa parede, um trabalho simples para o drywall e muito mais complicado para a alvenaria.
- Tags descritivas:
- designer de interior, obras menores, construção, dry wall
2 Comentários
Eu gostaria de saber se é possível fazer a garagem de Drywall e qual seria o custo beneficio para uma área média a ser construída?
nossa esse tal de drywall chegou pra facilitar mesmo adorando