A primavera se aproxima e sempre acontece o mesmo: com a mudança de estação sempre vem aquela vontade de dar um ar novo para algum cômodo da casa, especialmente o dormitório e a sala não é? Esse DIY é perfeito para isso, porque de uma forma geral é muito simples, e principalmente, possibilita dar uma cara nova para a sua sala. Falamos de estofar uma cadeira ou poltrona! O ideal seria provar primeiro e começar com uma cadeira, e após praticar um pouco, tentar com algo maior como uma poltrona. Esse DIY deve ser feito com um pouco de ajuda, porque será necessário esticar bem o tecido e quatro mãos são mais uteis do que duas. Gostaria de aprender como estofar uma cadeira ou poltrona?
Retirar o tecido anterior da cadeira ou poltrona
O primeiro que devemos fazer é preparar nossa peça para poder estofá-la. Para isso, devemos retirar o tecido da cadeira ou poltrona que estará costurada ou grampeada na armação. Esse passo requer paciência e esmero para não estragar a estrutura da cadeira nem o esqueleto da poltrona. Faça com cuidado porque se estragar a madeira irá precisar restaurá-la também, um passo que é melhor economizar.
Cobrir de espuma o assento
Supomos que a estrutura do assento não foi danificada e não é necessário arrumá-la, mas ainda assim é importante renovar a espuma que recobre o assento, principalmente se a cadeira é velha. O mais provável é que a espuma já esteja bem gasta e seja conveniente trocá-la. Se trata-se de um poltrona e o “recheio” já está velho seria conveniente renovar seu interior. Veja qual é o tipo de enchimento que mais interessa, existem vários: plumas, espuma, algodão...
Escolha bem os tecidos
Esse é provavelmente o passo mais divertido, sendo assim, aproveite! Trata-se de escolher o tecido com o qual irá estofar sua cadeira ou poltrona. Aqui não podemos te aconselhar nada mais além de uma coisa: leve em conta o resto dos elementos da sua sala, como os móveis, almofadas, cortinas e tapetes. Às vezes, quando vamos a uma loja escolher tecidos, nos animamos e sem lógica alguma escolhemos o tecido. Por isso, o momento de escolher os tecidos é mais importante do que parece.
Grampear o tecido na cadeira
O ideal para esse passo é ter uma grampeadora elétrica para que o tecido fique bem esticado, bem grampeado e não se mova. Não aconselho que use outro tipo de máquina porque não sei até que ponto são eficazes. Na hora de grampear, comece pelo centro e marque o tecido com dois grampos. Depois, estique bem até os lados e siga grampeando, dessa maneira sairão menos rugas. As esquinas terão que ser dobradas para dentro e, após esticadas, poderão ser grampeadas também.
O resultado: um ar fresco e novo na sua casa
O que acharam das poltronas das fotos? Não sei se será capaz de imaginar o antes e o depois, mas não restam dúvidas do ar fresco que aportam as poltronas recém estofadas. Você pode tentar seguir a linha de cores da parede e dos móveis, conseguindo um efeito mais contínuo. E também o contrário, se é mais atrevido, pode revestir sua cadeira com um tecido de flores e quebrar a monotonia da sala. Com qual opção você fica?
Aposta arriscada para salas com personalidade
Está claro que cada pessoa tem seu estilo e gosto e, por isso, existem salas e tecidos de todo o tipo. Aqui trazemos alguns exemplos mais ariscados para demonstrar que, se combinar corretamente com o resto dos elementos da sala o resultado será impressionante! Pode ser que não seja o estofado que você prefira para sua sala, mas é evidente que os moradores dessa casa têm muita personalidade. Não acham?
Estofar sofás de vários lugares
Para os mais audaciosos, existe a possibilidade de estofar sofás maiores também. Claro, é uma tarefa um pouco mais difícil que não recomendamos aos principiantes. Mas, se já domina a técnica com mais de algumas peças estofadas por você, então poderia tentar um nível mais elevado. Com certeza, o resultado é espetacular: veja como podemos mudar nossa sala estofando novamente um sofá. Adoramos esse estilo nórdico que pode conseguir com um estofado suave e em tons pastel. E se prefere algo mais clássico, então opte por tecidos estampados ou quadros. Que opção você mais gosta?
Se animaria a estofar uma cadeira ou poltrona?
- Tags descritivas:
- designer de interior, construção, designer de interiores, sofá, cadeira, poltrona, DIY, faça você mesmo, estofar poltronas, estofar cadeira, estofar sofá
6 Comentários
Adorei as dicas , tenho 2 poltronas que eram de minha avó e estou pretendendo dar cara nova para elas . Obrigada !!!!
Gostei muito da dica , estava precisando, até me trouxe expectativas para um trabalho.Parabens.
Excelente conteúdo, bem claro as orientações na compra dos tecidos, material utilizado, modo de proceder na troca na forração.
Adorei as dicas
muito bom mesmo!!!
Poxa gratidão pelas dicas agregou muito! Se assim você quer aprender a estofar todo o tipo de móvel de maneira fácil, obtendo resultados sólidos e cada vez melhores, falo por experiência própria, após consumir esse material meus lucros estão rendendo cada vez mais!