A marcenaria planejada é um recurso muito vantajoso para qualquer ambiente. Podemos dizer que é um investimento e, apesar de custar um pouco mais caro do que móveis comprados prontos, ajuda a valorizar, decorar e organizar melhor os ambientes da casa. Claro, o fato de ser planejada permite que qualquer móvel se encaixe em seus ambientes como se fosse uma luva, suprindo suas necessidades e harmonizando a decoração. Trazemos alguns exemplos e ideias de móveis planejados para diferentes ambientes de sua casa.
Salas
Toda sala de TV necessita um móvel, seja para apoiar um eletroeletrônico ou para servir de apoio. Também é um espaço onde costumamos guardar outros itens de uso da sala e também objetos de decoração. O móvel pode ser de diferentes maneiras como em formato de estante, com painel para a instalação da TV ou apenas um móvel corrido abrangendo mais de uma parede da sala e desempenhando diferentes funções, assim como vemos na imagem.
Cozinhas
O mais importante em uma cozinha, além do aspecto físico claro, é o espaço de armazenagem e a funcionalidade. Optar por móveis planejados neste ambiente garantirá espaço para guardar todos os utensílios da cozinha e também alimentos. Opte por compartimentos maiores e gavetões para guardar panelas e frigideiras grandes. Se possível, agregue nichos e prateleiras para guardar potes e xícaras mais decorativas e até mesmo livros de receitas.
Banheiros
Algumas vezes, devido a seu tamanho reduzido, o banheiro pode ser um espaço complicado de organizar. Portanto contar com um móvel com um tamanho ideal, que não atrapalhe a circulação do banheiro e que cumpra com as necessidades de armazenagem é essencial. Aqui também podemos seguir o mesmo esquema da cozinha, se possível, e misturar compartimentos fechados com nichos assim como vemos na imagem.
Quartos
Para o dormitório o uso dos móveis planejados pode ser bem amplo e tudo dependerá da metragem disponível e das necessidades de cada um. Podemos planejar armários tradicionais ou então um closet completo, se contamos com mais espaço. Indo além dos armários, podemos investir em sapateiras, móveis para a televisão, cabeceiras com mesinhas acopladas, gabinetes altos ou que ocupem o espaço sob a janela. Neste exemplo vemos uma combinação de armários com prateleiras abertas e o destaque está na porta de espelhos que torna o armário ainda mais funcional.
Quartos infantis
Da mesma maneira que o exemplo anterior o dormitório infantil também pode ser muito bem equipado através dos armários planejados. Aproveite para criar estruturas que facilitem a armazenagem não só de roupas e sapatos, mas também para brinquedos como nichos, prateleiras ou gavetões embaixo da cama. Outro detalhe interessante é pensar em um dormitório que acompanhe o crescimento da criança e providenciar também uma escrivaninha para estudos.
Escritórios
Se você trabalha em casa e conta com um espaço livre ou um cômodo sobrando pode pensar em criar um escritório. Ter um espaço adequado para trabalhar e guardar materiais de escritórios e livros pode tornar mais fácil o dia-a-dia de quem tem uma rotina de trabalho em casa. Uma boa ideia é utilizar o quarto de hospedes e dar a ele dupla função. Para isso invista em uma bancada em conjunto com armários, gaveteiros e módulos para atender tanto os momentos de trabalho quanto a um futuro hospede.
Lavanderias
A lavanderia é um espaço muitas vezes esquecido e na maioria das vezes carece de organização e compartimentos para armazenagem. Com a marcenaria planejada podemos não só transformar a lavandeira em um espaço muito organizado, mas também bonito e moderno. Basta com um módulo planejado que abrigue a máquina de lavar, de secar e vários compartimentos para não deixar nenhum produto e utensílio de limpeza à vista. Neste exemplo ainda podemos ver uma ideia superinteressante com uma barra para organizar as roupas em cabides.
Ambientes integrados
A marcenaria planejada também pode ser utilizada para organizar ambientes integrados através de estruturas maiores. É uma ótima pedida para quitinetes e cozinhas abertas por exemplo. Algumas ideias são painéis de TV e estantes que atendam ambos espaços ao mesmo tempo, gabinetes e aparadores para demarcar áreas, ilhas ou bancadas de cozinha e tudo mais que sua área integrada necessitar.
Estantes
Se o que você precisa é um elemento moderno para organizar e também decorar pode optar por uma estante sob medida para seu espaço. Neste exemplo podemos ver uma estante ampla, do piso ao teto que envolve a passagem para o corredor abrigando em seus nichos não só livros, mas também plantas e decorações.
Espaços complicados
Sabe aquele cantinho complicado e difícil de encaixar qualquer móvel? Pode ser solucionado com a ajuda da marcenaria planejada. Por exemplo, o vão da escada ou o espaço entre dois pilares. Com um pouco de imaginação podemos desenvolver um móvel sob medida que se encaixe neste espaço fazendo com que o mesmo tenha alguma utilidade. Aqui podemos ver como o vão da escada juntamente com com a bancada se transformou em um charmoso barzinho.
- Tags descritivas:
- obras menores, marceneiros, móveis sob medida , marcenaria planejada, fazer móveis sob medida, ideias de móveis planejados
1 Comentário
tudo muito pratico e belo, com economia de espaço