O granilite é um revestimento resistente e duradouro muito utilizado em estabelecimentos comerciais e também em residências. É um material versátil e de fácil limpeza que pode ser aplicado tanto em ambientes externos quanto internos, apresentando resistência frente aos intempéries e ao tráfico constante. Sua aplicação pode ir além do piso sendo apto para ser utilizado para revestir paredes, rodapés, bancadas, muretas e degraus compondo assim vários elementos e ambientes da casa. Falamos sobre o granilite, suas variações, aplicações e cuidados.
O que é o granilite?
O granilite é um tipo de piso monolítico, sem muitas juntas e de aparência uniforme e contínua. Ele é composto por uma mistura de cimento, água e areia juntamente com partículas minerais de granito, quartzo, calcário e mármore, combinados entre si ou sozinhas. Essa mistura resulta em um material altamente resistente devido a presença dos grânulos minerais sendo o quartzo o material mais resistente seguido pelo granito e depois o mármore. Após a aplicação da massa sua superfície pode receber diferentes tipos de acabamentos, o que irá definir o aspecto final do piso.
Acabamentos e variações
As partículas podem apresentar diferentes granulometrias sendo que as maiores tornam o piso mais resistente a abrasão. Tanto a massa quanto as partículas podem apresentar colorações diferentes e a cor é aplicada através da adição de óxido de ferro na mistura. O granilite também permite a criação de mosaicos e formas a partir das juntas de dilatação, das cores e do tipo de partículas utilizadas. Quanto ao acabamento final existem duas possibilidades que irá definir a textura da superfície, o granilite polido que será totalmente liso ou o granilite fulgê, de aspecto rústico apresentando o relevo das partículas.
Granilite polido
O granilite polido possui uma superfície totalmente lisa e após a cura do cimento recebe um polimento para eliminar as irregularidades das partículas minerais. Com a superfície já nivelada é aplicada uma camada de resina poliuretânica que além de agregar um um brilho bonito também protege e melhora a resistência do material. Esse tipo de acabamento geralmente é utilizado em áreas internas e pode ser aplicado em toda casa sendo necessário ter uma atenção especial com as áreas molhados já que ao entrar em contato com a água o piso se torna escorregadio. Para os ambientes como banheiro, cozinha e área de serviço é recomendável utilizar uma versão polida sem resina ou um tipo de resina com propriedades antideslizantes.
- Os pisos de granilite têm composição semelhante ao cimento queimado, porém são muito mais resistentes por causa da presença dos minérios.
- O granilite polido não é recomendado para áreas molhadas, por ser muito escorregadio e, se aplicado em escadas, exige fitas com abrasivos.
- Para a munetenção e cuidados do granilite polido recomenda-se aplicação de resina poliuretânica (pisos) ou acrílica (paredes e bancadas) a cada 2 ou 3 anos.
O fulgê (ou granilite lavado)
A segunda possibilidade de aplicação do granilite é aquela na qual o piso apresenta a textura das pedras em sua superfície. Sua aplicação é mais rápida que a da versão polida devido ao fato de a aplicação da resina não ser obrigatória. Nessa versão o piso recebe uma lavagem na fase final para retirar o excesso de cimento permitindo assim que as pedras se destaquem em sua superfície. Após essa etapa o polimento para suavizar o aspecto das pedras e aplicação de resina (que irá preencher somente os vão entre as pedras sem nivelar a superfície) será opcional. Por ser totalmente antideslizante se apresenta como uma opção ideal para áreas externas como quintais, varandas, churrasqueiras, piscinas, etc.
- Os pisos de granilite têm composição semelhante ao cimento queimado, porém são muito mais resistentes por causa da presença dos minérios.
- Evite aplicar o granilite e locais de sujeira pesada ou que tenham contaot com substâncias químicas. Além disso, ele não pode ser aplicado sobre gesso, cal ou ficrocimento.
- Embora seja resistente, para ter uma vida longa, pede cuidados semelhantes aos pisos cimentícios: evite contato com produtos abrasivos ou químidos.
Considerações para aplicação
Para proceder a aplicação é necessário uma base nivelada, sem ondulações, firme e de acabamento áspero (sarrafeado) para que a massa preparada fique bem aderida. Sua aplicação deve ser feita sobre o contrapiso e a aplicação sobre outros revestimentos não é recomendada pois pode comprometer o resultado final. O processo de aplicação deve ser feito por um profissional capacitado pois exige um preparo primoroso tanto na quantidade de componentes da massa como no calculo das juntas de dilatação e tempo de cura. Após a aplicação o contrapiso será elevado entre 8 a 15 mm dependendo do acabamento realizado. Uma aplicação bem feita evitará possíveis trincas e fissuras e garantirá que o piso dure mais de 40 anos.
Cuidados
A manutenção do granilite é relativamente simples sendo necessário somente vassoura, detergente neutro e pano macio para as versões polidas e para uma limpeza mais profunda do fulgê utilizar máquina de pressão regulando o jato da mangueira em forma de leque para não danificar o acabamento do cimento ou retirar as partículas minerais. Evite utilizar produtos químicos abrasivos pois danificam a argamassa composta do cimento. Para uma manutenção mais precisa das versões polidas pode-se reaplicar a resina a casa dois ou três anos, de acordo com a indicação do fabricante, e utilizar uma cera a base de água para preservar a superfície contra a abrasão.
2 Comentários
AMBIENTE ACONCHEGANTE !
Granilte , é a mesma coisa de granitina conforme dizem algumas pessoas? Qual o preço por M2, incluindo material necessário e mão de obra?Obrigada.
Boa tarde Vera,
Publique sua dúvida em nosso fórum, para que os profissionais no setor possam vê-la e respondê-la rapidamente: perguntas.habitissimo.com.br/reformas .
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo