Hoje trazemos ideias para você que está pensando em colocar portas de correr em casa. Cada vez mais este tipo de porta vem sendo utilizado para dar acesso ao exterior, como varandas e quintais, já que criam ambientes contemporâneos sem perder o espaço quando se abrem. E, principalmente, as portas de correr potencializam a entrada de luz natural com seus grandes vãos aportando aos ambientes uma maior sensação de amplitude. Preste atenção nos modelos que trazemos a seguir.
Madeira e vidro uma combinação perfeita
Existem muitos tipos diferentes de portas de correr baseando-se no material e estilo. De fato, é muito importante saber a localização da porta antes de escolher o material. A madeira nunca falha e combina bem com o vidro, deste modo permite a entrada de uma grande quantidade de luz. Na foto podemos ver que a abertura não muito grande traz mais privacidade para a cozinha e configura espaço suficiente para a entrada de luminosidade.
Porta de correr e prateleira: duas soluções em uma
Tecnicamente não são portas de correr, mas sim janelas. Mas sua função é a mesma já que o fato de ter a parte inferior tão baixa permite uma conexão que torna mais provável sair por ai do que pela porta concordam? E, principalmente, adoramos que podem ser utilizadas como prateleira. Uma conexão fora-dentro que permite que os espaços se misturem. Imaginamos poder sentar com um livro e uma cerveja neste espaço intermediário para desfrutar da vista e da brisa.
Portas de correr em folhas: privacidade, luz e comodidade
As portas de correr com laminas são ideias para conectar com a área externa espaços que precisam de maior privacidade, como os dormitórios. É uma maneira de relacionar os espaços ao mesmo tempo que aportam mais intimidade. Além disso, a luz pode penetrar de maneira mais sutil, incluso quando as portas estão fechadas. A madeira é um material que fica perfeito em ambientes rústicos ou nórdicos. Mas não se esqueça de protegê-la bem com vernizes especiais para áreas externas, principalmente se estiver em um clima chuvoso ou no litoral.
Portas de correr estilo japonesa: delicadeza e luminosidade
As portas de correr estilo japonesa ou "shōji" aportam intimidade e sutileza. Sua principal característica é que estão feitas com uma estrutura de madeira e folhas de papel translucido chamados "washi". A leveza das portas ajudam a que se deslizem com maior facilidade mas para seu uso no exterior é necessário optar pelo vidro translucido que oferece maior resistência sem perder a luminosidade. Neste caso são necessários batentes mais robustos e estruturas e trilhos diferentes mas o resultado é funcional e também muito bom.
Portas de correr tipo sanfona
As portas de correr sanfona são muito práticas mas somente funcionam em espaços de tamanho médio ou grandes. Nestes espaços amplos podemos optar por um sistema onde as folhas das portas se recolhem em um lado, com uma sanfona. Podem ser muitos materiais mas para áreas externas funcionam muito bem em ferro forjado ou alumínio.
Porta de correr dupla: privacidade e controle
Quando precisa de privacidade e uma saída não tão direta ao exterior a solução pode ser uma porte de correr dupla. O espaço entre elas pode servir para deixar os casacos e os sapatos. Desta maneira o frio ou o calor não entrarão na casa de maneira tão direta e o controle de entrada e saída será melhor. Com crianças pequenas pode ser a salvação para as "escapadas". Neste caso as portas de correr são de madeira com um toque rústico e com painéis de vidro.
O branco nunca falha
Em casas com estilo nórdico onde predominam a madeira natural e os tons neutros, as portas de correr em banco não falham. Neste caso trata-se de uma porta de duas folhas grandes que quando estão abertas permitem uma grande abertura. Por ser feita em vidro possibilita uma grande entrada de luz mesmo quando está fechada.
2 Comentários
EXCELENTE
Gostei muito das ideias de portas de correr...e das portas como um todo. Como posso obter orçamentos e pessoal para executar estas ideias?