Se seu piso de madeira está deteriorado, pintá-los para dar um novo aspecto pode ser uma opção simples e econômica. Aplicando tinta você pode conseguir pisos muito pessoais, dará brilho e continuarão conservando o aconchego próprio da madeira, dando dessa maneira um look mais sofisticado ou alegre, em função da cor que você escolher. Nesse post, mostramos como fazer seu assoalho voltar a brilhar.
Arrume as fissuras e arranhões do piso de madeira
Os pisos de madeira estão expostos a sofrer arranhões e rachaduras. Essas imperfeições são fáceis de tratar ou, pelo menos disfarçar, mas convém arrumá-los de maneira imediata para que o defeito não aumente. Podem aparecer por uma manutenção deficiente, um descuido ou simplesmente devido ao passar do tempo. A cera em barras é um grande aliado para os pisos de madeira. São utilizadas para preencher buracos feitos pela própria rachadura ou arranhão. Aplique-a com uma espátula para que penetre e tape completamente a abertura. Se é muito profunda seria conveniente lixar primeiro.
Aplique uma base ou primer para piso
Aplique no piso um primer de fundo, que seja além de protetor para prevenir a aparição de fungos e insetos da madeira (xilófagos). Quando secar será necessário lixar suavemente. O uso de uma lixadeira elétrica, com uma lixa fina facilitará o trabalho e irá melhorar o acabamento.
Tipos de tinta para pisos de madeira
Para pintar o piso de madeira utiliza-se, em geral, tinta látex. Tenha em conta que ainda que seja mais decorativa pela variedade de cores, é menos resistente que a resina. Se busca um acabamento mais suave, pode utilizar tinta a óleo, mas demoram um pouco mais em secar que outros tipos de tinta. Se você não quer trocar a cor, mas quer realçar o aspecto do piso, pode escolher uma verniz acrílico transparente.
Uma primeira mão de tinta para piso
A tinta sempre deve ser diluída, para impregnar melhor no piso. Alguns fabricantes recomendam usar tinta incolor na primeira mão. Tenha em conta que o rendimento da tinta costuma estar mais o menos em 10 – 12 metros quadrados por litro. É melhor não exagerar com a tinta na primeira mão, já que irá precisar que sobre tinta para várias camadas.
Respeite o tempo de secagem
É possível que tenha que dar uma segunda ou até terceira camada, isso vai depender da porosidade do piso e madeira. O importante é que respeite o tempo de secagem que indica o fabricante entre camada e camada. Em geral, é de 6 a 8 horas por camada. Depois, irá precisar colocar pelo menos 3 camadas de poliuretano para assegurar-se de que seu piso de madeira mantenha-se em boas condições.
Piso de madeira branco
Atualmente está tão em moda a cor branca que é o momento de pintar seus pisos de madeira também dessa cor. Dará muita luminosidade, mas, claro, deve ir com muito cuidado porque a sujeira aparece muito.
Pisos de madeira coloridos
Pintar seu assoalho com cores vivas um piso de madeira vai dar muita alegria e vida para sua casa. Atreva-se com o verde-lima, azul-céu ou inclusive o rosa chiclete!
Desenho geométrico para os pisos ousados
Para os mais ousados, uma opção estupenda é pintar criando desenhos geométricos. Dará movimento ao piso e resultará muito chamativo. Você pode combinar cores claras com escuras. Não necessariamente precisa usar a cor branca e preta, mas um piso estilo tabuleiro de xadrez também é uma boa opção.
Utiliza modelos para decorar
Aplicar uma decoração sobre pisos de madeira com modelos de estêncil pode ser uma boa forma de dar um novo toque, é uma maneira divertida de dar personalidade para seu piso. Existem muitas formas e estilos, somente deve encontrar a que seja mais atrativa para você.
O que achou dessas opções?
- Tags descritivas:
- designer de interior, pintura, construção, decoradores, designer de interiores, madeira, piso de madeira
2 Comentários
Ideias criativas ...!!!gostei muito!!!!
Adorei as idéias e foi esclarecedor! Obrigado!