Algo muito comum é nos depararmos com uma rachadura, fissura ou trinca em alguma parede, viga, cantos de janelas e portas. Algumas vezes isso acontece após muitos anos de conclusão da obra e, em alguns casos, podem acontecer até mesmo em obras novas. Esse fato corriqueiro acaba deixando muitos moradores "com a pulga atrás da orelha" e se perguntando, qual seria a origem, se apresenta algum risco para o imóvel e sua família e como solucionar esse problema? Se você se identifica com a situação recomendamos que acompanhe este artigo onde esclarecemos algumas dúvidas sobre rachaduras na parede.
O que é e como identificar?
Popularmente chamada de trincas ou rachaduras as fissuras, como determinam os especialistas, são pequenas aberturas que se estendem pelas paredes e teto formando linhas continuas que se abrem como se fossem um mapa. Teoricamente são definidas como um alívio criado pela tensão existente entre duas áreas da construção que gera uma movimentação e o aparecimento das mesmas.
Quando oferecem riscos maiores?
Devemos ter em conta que algumas vezes encontrar uma fissura na parede pode ser um sinal de alerta, por isso o ideal seria contratar um perito para fazer um diagnóstico e assim identificar as causas e o nível de gravidade, reparando as fissuras e agindo na raiz do problema. A primeira vista podemos identificar dois tipos de fissuras, as mais simples e superficiais ou as mais preocupantes e profundas que podem comprometer a estabilidade do imóvel. Portanto, não ignore esses sinais e solicite o diagnóstico de um especialista para aplicar a solução adequada.
Identifique o posicionamento das fissuras
Observar onde aparecem as fissuras é o primeiro passo para começar a identificar as causas reais do problema:
- Pintura: É uma fissura superficial que afeta somente a "cobertura" da parede, ou seja, a pintura e a massa corrida.
- Alvenaria: São fissuras mais preocupantes e afetam diretamente a alvenaria de paredes e teto.
- Estrutura: Fissuras presentes em elementos estruturais como pilares, vigas ou lajes costumam ser mais profundas e devem ser consideradas um alerta.
Quais as possíveis causas?
- Reboco mal executado: Neste caso o que conta é o bom serviço do profissional que prepara e aplica o reboco. Uma quantidade equivocada de material e a aplicação deficiente podem levar ao aparecimento de fissuras que atingirão o reboco e a pintura.
- Encontro de dois mateiras diferentes: O fato de reagirem de maneiras diferentes a dilatação pode fazer com que esses materiais se separem com o tempo causando fissuras.
- Oscilação de temperatura: Com a mudança de temperatura os materiais podem aumentar ou diminuir de tamanho tornando as superfícies suscetíveis ao aparecimento de fissuras.
- Sobrecarga na construção: O trabalho do engenheiro calculista é fundamental para garantir a correta distribuição de carga da uma construção. Quando o peso da construção é maior que o peso suportado por sua base os elementos estruturais começam a dar sinais de alerta através das fissuras.
- Variação hidroscópica: Ou seja, a exposição constante a períodos de seca e umidade que pode causar dilatações e trações que dão origem a fissuras.
- Mal dimensionamento da fundação: Quando a base da construção é mal dimensionada a mesma pode se movimentar e afundar no terreno causando fissuras em vários componentes estruturais do imóvel.
Como repará-las?
As fissuras superficiais, presentes somente no reboco e na tinta são fáceis de serem reparadas. Verifique a área afetada pela fissura e remova todo o reboco que não estiver completamente aderido na parede raspando o material e realizando nova cobertura e pintura posteriormente. Já as fissuras mais profundas que afetam alvenaria e elementos estruturais devem receber a avaliação de um perito para comprovar a causa e tratar o problema. Nesse caso a reparação pode variar de acordo com o local e gravidade do problema podendo ir desde o preenchimento e cobertura dos vãos com materiais flexíveis até um reforço de estrutura nos casos mais extremos.
Como evitá-las?
Especialistas apontam que uma construção executada com uma boa técnica, bem calculada e dimensionada não deve apresentar esse tipo de problema. Sendo assim as fissuras podem ser consideradas um tipo de problema que deve ser previsto pelo engenheiro ainda no projeto e execução da edificação. Quando um projeto é desenvolvido deve-se levar em conta o solo, a vizinhança, a trepidação da rua pela circulação de veículos, a possibilidade de haver novas obras nas redondezas e principalmente respeitar o intervalo de tempo de confecção e cura de todos os elementos da construção.
Mantenha-se atento aos sinais de sua casa
Ao constatar o aparecimento de fissuras é recomendável observar e acompanhar de forma minuciosa a evolução da mesma e solicitar a visita de um técnico. Algumas informações podem ser fundamentais para o diagnóstico do problema:
- Tente identificar quando foi o surgimento da fissura.
- Acompanhe seu crescimento.
- Constate se a estrutura produz estalos.
- Observe se a fissura abre e fecha periodicamente.
- Se houve algum fator que possa ter desencadeado o surgimento das fissuras (como uma obra nova no bairro, por exemplo)
46 Comentários
É fundamental em uma construção a observância das condições técnicas para que não aconteça problemas futuros na construção. Infelizmente quase sempre as normas técnicas não são observadas. É necessário que alguém com conhecimento para que os problemas mais complexos não apareçam. Como por exemplo fissuras nos vigamentos, colunas etc. que são graves e podem condenar toda a obra.
Boa tarde Roberto,
Obrigada por acompanhar nossas publicações.
Concordamos! A supervisão de um profissional da área e alguns estudos prévios evitam os problemas futuros!
Siga nos acompanhando e enviando seus comentários, suas dúvidas e sugestões.
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo
Faltou explicar como prevenir e corrigir esse problema.
Está no título, mas, não existe orientação no texto para corrigir o problema.
Boa tarde Pr Ildenor,
Obrigada por acompanhar nossas publicações.
Conforme citado acima " Especialistas apontam que uma construção executada com uma boa técnica, bem calculada e dimensionada não deve apresentar esse tipo de problema."
Sobre a correção, as fissuras mais simples citamos acima como fazer o reparo, em casos mais severos, a avaliação do local e medidas a serem tomadas devem ser feitas por um engenheiro civil.
Siga nos acompanhando e enviando seus comentários, suas dúvidas e sugestões.
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo
também li todo o texto mas não encontrei o que fazer.
Achei a mesma coisa. Não explica nada neste articulo, só pra chamar um técnico. Mais em casas antigas já construído (minha tem mais de 30 anos), eles não dá dicas nenhuma.
O item "Como repará-las" está extremamente superficial. O artigo, tal como as sapatas e colunas, requer um pouco mais de profundidade.
Boa tarde José!
Obrigada por acompanhar nossas publicações.
Não aprofundamos esse item pois em casos mais severos, a avaliação do local e medidas a serem tomadas devem ser feitas por um engenheiro civil.
Siga nos acompanhando e enviando seus comentários, suas dúvidas e sugestões.
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo
Interessante matéria. Quando falam em perito para avaliar as rachaduras se referem a que proofissional, exatamernte? um engenheiro?
Boa tarde Iara,
Obrigada por acompanhar nossas publicações.
Um perito nesse caso seria um engenheiro civil.
Siga nos acompanhando e enviando seus comentários, suas dúvidas e sugestões.
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo
GOSTARIA MUITO DE CONTRATAR O HABITISIMO, PORÉM NO MOMENTO NÃO ESTOU EM CONDIÇOES FINANCEIRAS. MAS, QUE GOSTARIA, ISSO EU QUERIA.
valeu ,boas dicas para corrigir trincas e sua identificação.
Muito boa essa matéria ,afinal lidamos com isso em muitas obras que reformamos .por isso um profissional habilitado é essencial na hora de ser contratado .
Muito bom, ajuda a ficarmos atento a nossa construção.
Ótimas dicas. Seguirei.
Muinto interessante foi muinto útil
As técnicas apresentadas são aplicáveis a fissuras/trincas inativas. No entanto existem fissuras ativas (parede de alvenaria de tijolo que serve de biela, p.ex. em edifícios muito altos) que abrem e fecham. Como fazer?
Apesar dos meus mais de 70 anos de idade, investigo fissura e estou a tentar dimensionar o tamanho das reparações de uma das técnicas "a reabilitação em ponte" de fissuras ativas. Alguém pode indicar literatura?
Bom dia Anselmo,
Obrigada por acompanhar nossas publicações e por enviar suas dúvidas para que possamos ajudá-lo. Vemos que em seu caso será mais útil que outros usuários e profissionais possam te ajudar respondendo sua pergunta. Em nossa web temos a seção “Pergunte aos Especialistas”, onde poderá consultar qualquer dúvida relacionada ao setor de obras, reformas e arquitetura e as respostas serão muito mais rápidas: perguntas.habitissimo.com.br/reformas
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo
Em momento propício.
aqui casa minha mãe fissuras rachaduras toda parte e sobrado chão e a assoalhos so Deus segurar. Eu venderia construtora com dinheiro eu comprar casa nova.
Boa tarde bem esclarecedor.
Gostei muito!
Achei fraco o desenrolar da reportagem, o cabeçalho dá uma idéia de solução realmente, quando você termina a leitura, repara que só foi apresentado os tipos de rachaduras, e no ítem solução, muito superficial, pontuei e coloquei regular, pela explicação dos tipos de rachaduras, mas a resolução do problema realmente, horrível.
Não houve menção `as fissuras ocasionadas por trepidaçao no solo.
Estou preocupada com um inquilino que está com muita bagagem dentro de um espaço do andar de cima da minha residência.
Ele ocupa um lado todo de frente a fundo e tem muita bagagem. Tenho me preocupado com uma rachadura que apareceu no hall da casa.
Já receio que deverei chamá-lo para orientar na arrumação dos seus móveis.
O que Vocês me aconselham?
Com agradecimentos, Norma
P.S. -MUITO BOAS AS ORIENTAÇÕES DA REPORTAGEM;
Sim, chame-o. Já ouvi de pisos cedendo em edificios por conta de excesso de moveis pesados como pianos e armários muito grandes e pesados, mercadorias estocadas, etc. Se não há rachaduras em mais nenhuma unidade, sendo isso somente na sua, e se o seu inquilino tem 'coisas demais' dentro de casa, e pesadas, é preciso notificá-lo que o Condominio não permite isso (vide antes a Convenção Geral junto ao Sindico do prédio, porque deve haver algo a respeito para dar apoio para que possa interferir junt ao seu inquilino).
O que causa fissuras verticais, horizontais e inclinadas?
É justamente o que a reportagem tenta esclarecer.
Gostaria de receber a visita de um especialista para um parecer técnico sobre rachaduras, fissuras e cedimento de piso.
Boa
isso significa que precisamos acompanhar a execução das obras e dimensionar
O meu apto de praia, no primeiro andar de 5 andares de construção, tem apresentado rachaduras, uma delas bem profunda, mas nenhuma delas parece que alcança as paredes externas, sendo que se apresentam apenas interiormente pelo que noto. O zelador, que alí trabalha há 23 anos diz que elas, essas rachaduras, sempre existiram naquela unidade (e noutras), mas que nunca ocorreu nada além disso, elas simplesmente são cobertas/consertadas pelo proprietário e pronto. O edificio tem aproximadamente esse tempo, quase 30 anos de levantado. A rua é calma, asfaltada, sem grande flux de veiculos, etc., e não parece que as construções dos prédios vizinhos afetou em nada o prédio, mas estou insegura e confusa, enfim o que devo fazer? Não desejo contratar um 'perito' a estas alturas, etc., pois sei que esse tipo de investigação custaria algum dinheiro. O que devo fazer? Confiar no zelador, verificar de fato isso gastando com um especialista, ou meramente vedar as rachaduras? Dizem que primeiro andar é sempre isso, rachaduras. Não sei se é verdade. O que acham?
Sou Engenheiro de cálculo estrutural e verifico q os conceitos emitidos são pertinentes .. Secpidrr gostaria de ser parceiro .. Enfim ótimo veículo de trabalho de temas setoriais ditos de forma popular..
José Luiz, boa noite. Você é do RJ? Preciso de um profissional para avaliar rachaduras e orientar como corrigí-las.
Idéias que trazem informações importantes, são sempre úteis e esclarece muitas dúvidas e serve de alerta pra muita gente!
Bom esclarecimentos.
Muito interessante este assunto, gostei bastante das informações aqui detalhadas sobre o mesmo.
Essa matéria foi muito esclarecedora. Obrigada por compartilhar conosco.
OLA BOA TARDE. MEU NOME É JANDIR TEIXEIRA, SOU TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES E ATUO NO MERCADO A MAIS DE QUARENTA ANOS. ACHEI AS ORIENTAÇÕES EXTREMAMENTE VÁLIDAS. POIS, O PRIMERO PASSO AO INICIAR UMA FUNDAÇÃO, É CONHECER O TIPO DO SOLO. UM SOLO FIRME É A BASE PARA UM BOM ALICERCE.
Observei uma trinca que vazava de uma lado a outro da parede. O pedreiro informou que ocorreu por não terem "chapiscado". Procede? Não há muito peso sobre essa parede, já próxima ao teto/ telhado (que é embutido).
Achei muito válido o esclarecimento
Excelente material, fissuras são uma preocupação constante para quem constrói, se conhecermos mais sobre o assunto sera mais fácil evitá-las. Obrigado.
Era o q eu precisava mesmo a tempo.
Interessante a matéria. Eu estive procurando um profissional para um avaliação exatamente desse problema na minha casa há um tempo por aqui. Uma pena que a pessoa que me procurou não foi profissional. Ele reclamou comigo que teve que pagar para pegar meu pedido e queria cobrar uma taxa de 'gasosa', como ele mesmo disse, pra ir lá em casa ver. Ainda estou com o problema lá sem solução, infelizmente.
Excelente matéria. para leigos que nada conhecem sobre edificação, as informações foram de extrema utilidade. parabéns a equipe que a produziu. nota 10
Na minha opinião faltou os detalhes do material que sera usado para fazer o conserto.
excelente
Boa, direta e sem rodeios! Muito bom para quem tem esse problema! ????
Esclarecedor.
Achei otima a ideia
Esclareceu umas dúvidas que eu tinha a respeito de frisuras
Sempre procure o Engenheiro Civil ou Arquiteto que projetou a obra ,o outros, eles são profissionais treinados, experientes, e podem fornecer uma solução com base em critérios
ou padrões técnicos
Considero oportuna a matéria, porém poderia ser mais didática e prática. Minha sugestão é que se complemente o alerta, como forma de ajudar proprietários, leigos, corretores de imóveis a emitir um alerta as autoridades de que algo muito sério poderá ocorrer. Os proprietários e corretores poderiam e deveriam saber de forma objetiva que sinais precisam de uma ação urgente. Quantas tragédias recentes poderiam ter sido evitadas... Há alguns sinais que se poderia internalizar como "estalos", "rachaduras oblíquas que aumentam", empenos, estufamentos, corrosão expostas,... A contratação de um Engenheiro, perito estrutural não está ao alcance de todos, mas a informação sim...
Materia muito util.
Gostaria de uma amostragem sobre telhados com isolamento de temperatura, para regiões mais quentes. Qual o melhor material? etc.
gostaria de saber como reparar essa trinca, que material utilizar, nem sempre o pedreiro nos indica