Os telhados e coberturas além de serem parte essencial de qualquer projeto também merecem uma grande atenção. Além fazerem parte da estética do imóvel também protegem o interior dos intempéries, portanto devem ser resistentes e ao mesmo tempo estético. Hoje falaremos sobre telhados, materiais, tipos de estruturas, coberturas e cuidados.
A escolha do telhado
A escolha do telhado é feita no momento da realização do projeto e, claro, com a ajuda de um profissional. Deve-se levar em consideração, além do gosto do cliente, o tipo de construção e a estrutura do imóvel. Da mesma forma é realizada a escolha dos materiais que devem ser baseadas nas cargas que o telhado deve suportar e também em outras características como resistência, grau de impermeabilidade, de isolamento térmico e acústico e durabilidade.
A estrutura, inclinação e água
- A estrutura de um telhado é definida por um conjunto de fatores: arquitetura do imóvel, tipo de telhado e a carga que o mesmo irá suportar. Os materiais utilizados para a fabricação da estrutura de um telhado podem ser metal, concreto e madeira.
- Outro detalhe importante em qualquer tipo de telhado é a inclinação. A inclinação correta de um telhado é determinante tanto para a parte estética como para que o mesmo tenha um correto escoamento de água da chuva. A inclinação do telhado é definida pelo tipo de telha utilizada e é determinada pelo fabricante.
- As águas do telhado são as inclinações que o mesmo possuirá e que definirá para quais lados a água da chuva será direcionada. Os telhados podem ser construídos com uma, duas, três, quatros águas e assim por diante. A quantidade de águas e direções também deve ser definida na elaboração do projeto.
A cobertura do telhado
Hoje em dia existem uma infinidade de materiais e telhas para cobrir o telhado e, novamente, o fator determinante para a escolha é a arquitetura do imóvel assim como a estética desejada para ele. As telhas mais utilizadas são:
- Cerâmica: Uma opção clássica. O material atua com como uma barreira térmica colaborando para o conforto térmico do imóvel.
- Fibrocimento: Oferece excelente relação custo benefício, já que é resistente e ao mesmo tempo permite economizar na construção da estrutura devido a sua leveza.
- PVC: É um material que oferece uma grande possibilidade de personalização devido a suas cores variadas. Tem como características apresentar boa vedação, ser leve e resistente.
- Zinco: São altamente resistentes, leves, fáceis de manusear e apresentam um preço mais acessível.
- Policarbonato: Este material é muito utilizado para criar coberturas através da escolha do material transparente. Ele também pode ser encontrado em algumas variedades de cores e pode contar com proteção contra raios UV.
- Vidro: A telhas de vidro geralmente são utilizadas em conjunto com outros tipos de telhas e posicionadas em locais onde se deseja criar uma entrada de luz.
Os tipos de telhados
Os tipos de telhados mais comuns são:
- Telhados aparentes: São os telhados de características clássicas. Com uma ou várias águas inclinadas que avançam sobre a fachada formando beirais.
- Telhado embutido: Como o próprio nome já diz, são caracterizados por possuírem a estrutura escondida por platibandas. É um tipo de telhado utilizado em construções mais modernas ou quando a intenção é economizar em sua construção, já que não precisa ser tão estético pelo fato de não ficar à vista.
- Lajes de cobertura: Também é um tipo de cobertura muito comum e nada mais é do que a própria laje da construção. É uma opção que também permite economizar já que não requer gastos com estruturas e material para a cobertura. Para utilizar este tipo de telhado é preciso contar com um ótimo sistema de impermeabilização e isolamento térmico já que o mesmo ficará exposto as ações do tempo.
Cuidados com o telhado
E importante realizar uma revisão periódica do telhado para identificar possíveis telhas quebradas, rachadas ou deslocadas para providenciar a troca. A estrutura também deve ser analisada para verificar se todas as partes continuam montadas corretamente e se não existe danos. Já as calhas e rufos devem receber limpeza frequente, retirando galhos, folhas e outros tipos de detritos, evitando assim que os mesmos sejam bloqueados impedindo o escoamento correto da água da chuva e provocando possíveis vazamentos e infiltrações.
2 Comentários
Aprendi bastante sobre telhados. Gostei.
Aprendi muito. Agora tenho ideia do que quero fazer.