Na hora de construir ou reformar a casa, você se depará com aqueles pergunta básica: que acabamentos vou usar no piso e nas paredes? Existem infinitas opções de pisos e poucas propostas para revestimentos de paredes, por isso montamos esse post. Para te ajudar a simplificar o processo e acabar com essa dúvida crucial: colocar um revestimento que sirva tanto para o chão como as paredes. Usar o mesmo acabamento no piso e na parede pode ser uma ideia muito legal para quem gosta de um espaço mais harmônico e contínuo, além da sensação de amplitude que essa técnica traz ao ambiente. São muitas opções de materiais que permitem o uso em ambos os aspectos, confira algumas dicas importantes antes de ir comprar seu acabamento!
Por que usar o mesmo acabamento no piso e na parede?
Para quem valoriza a ideia de harmonia, estilo, continuidade e identidade a utilização de um único material por todo ambiente irá proporcionar este resultado. Uma vantagem na utilização de um único acabamento é a facilidade na hora de escolher a decoração, apenas um material para trabalhar as combinações e o resultado final do ambiente é um espaço muito mais amplo visualmente. Essa é uma técnica que pode funcionar super bem para ambientes pequenos, criando menos linhas e informação e dando assim maior sensação de amplitude.
Quais são os revestimentos mais indicados?
O revestimento mais indicado será aquele que possa ser usado no piso sem risco de comprometimento, como manchas ou trincas. A diferença entre os materiais, para usar em piso e parede, está na resistência aos atritos, ou seja, se poderão suportar determinados. Por isso, na hora de escolher uma peça, ela trará a informação de seu PI (qual sua resistência), para pisos com pouco tráfego se recomenda PI 3, se houver alto tráfego e uso em garagens, deve ser PI 4 - por isso, normalmente um piso poderá ser utilizados em paredes, mas o inverso não (já que as paredes podem ser com revestimentos de PI 1 e 2. Existem diversos materiais que são favoráveis a utilização nos dois locais: mármore, porcelanato, madeira, ladrilho hidráulico, cerâmica, entre outros.
Acerte na combinação
Embora a parte de acabamentos seja uma das partes mais caras da reforma, é também um dos itens mais importantes para trazer charme e elegância para sua casa. Devido a sua importância, escolhê-lo torna-se tarefa não muito fácil. O importante quando você optar por fazer piso e parede com o mesmo acabamento é estar atento à combinação com o restante dos materiais, para não ficar tudo muito carregado — principalmente quando a opção for por cores mais ousadas. Por isso, optar por ter um projeto desenvolvido por profissionais te ajudará na composição do ambiente bem como no cálculo da quantidade de peças que você precisa.
- São artesanais, contam com diferentes cores e ilustrações variadas, podendo ser aplicados em pisos e paredes.
- Por ser poroso, impermeabilize-o se aplicado no piso ou próximo do fogão, evitando o acúmulo de sujeira.
- Normalmente o assentamento é feito com junta seca, sendo as peças colocadas próximas uma das outras.
Precisa ter rodapé?
Definitivamente não precisa ter rodapé, apesar de ser um gosto pessoal de cada pessoa, a ausência dele nesse caso amplia ainda mais o pé direito e a sensação de continuidade do espaço. Aqui a irregularidade na hora da colocação deu um charme especial a esse banheiro, que manteve um equilíbrio em relação às cores e materiais usados.
O acabamento favorito
Não apenas o favorito, como também o mais utilizado quando o conceito é igualar piso e parede, a madeira de demolição traz muito aconchego para o ambiente, além de ser extremamente resistente e durar muitos anos, com a possibilidade de restauros se necessário. Alguns cuidados simples na hora da limpeza manterão o material em perfeito estado e utilização por muito tempo, sem contar que é um revestimento que está sempre em alta.
Porcelanato, investindo em qualidade
Uma excelente opção, mas que precisa ser feita com cuidado é o porcelanato, além da variedade de acabamentos, cores e modelos, existem peças em grandes formatos que dão um acabamento impecável. Mas para não ter problemas o porcelanato deve ser para piso apenas, pois é mais resistente que o de parede, isso resultara em um custo um pouco mais elevado, devido a sua qualidade.
- Podem reproduzir com perfeição diversos tipos de materiais como madeiras, mármore, ladrilhos, entre outros.
- Peças grandes são ideais para espaços reduzidos, quanto maior a peça, mais amplo o ambiente aparenta ser.
- Depois do assentamento, o piso deve secar por pelo menos 72h antes que o rejunte seja feito.
Muita alegria com o ladrilho hidráulico
Lindo, colorido, diferente e cheio de vida, assim é o azulejo hidráulico e este é o resultado de um ambiente onde ele domina tanto piso como parede. Deixe que ele seja o protagonista e trabalhe com acabamentos complementares lisos, contendo apenas cores correspondentes, como no caso dessa cozinha amarela maravilhosa.
Piso, parede e o teto com cimento queimado
De material de obra a acabamento, o cimento queimado virou um item muito presente nas casas e apartamentos e certamente é um dos melhores para unificar um ambiente, mantendo uma leveza sem igual. Neste projeto, o teto recebeu o mesmo material e veja que sala mais bonita e harmônica.
Tradicional pastilha
A pastilha é um material resistente e excelente para fazer uso em ambos os aspectos, a delicadeza das suas pequenas peças deixa o ambiente muito charmoso e sutil, sem jamais pesar. É um ótimo recurso para ambientes pequenos.
1 Comentário
Olá comprei ontem meu piso da casa, não sabia o que fazer , comprei o mesmo piso e revestimento. Fiquei na dúvida mas agora lendo este artigo fico mais tranquila pois são lindos .
.. vou diferenciar nis metais e decoração.
Obrigada