A impermeabilização de uma casa é essencial para garantir o máximo conforto em seu interior. É um método de proteção que mantém a água e outros fenômenos naturais longe de nossa casa. Paredes e tetos secos, evitando desgaste dos metais, quebra de cerâmicas, desprendimento da tinta e variados problemas estéticos. Esses tratamentos para impermeabilizar a casa devem ser renovados periodicamente. Mas quais são os sinais que nos indicam que devemos começar a colocar mãos a obra?
O cheiro de umidade
Um dos indicativos mais comuns é o cheiro de umidade. Claro, nem todo cheiro de umidade pode se traduzir em uma deterioração da impermeabilização, já que alguns cômodos sempre serão mais úmidos que outros e existem climas mais propícios a essa umidade. No entanto, na maioria dos casos, as casas costumam ter um cheiro agradável ou neutro. Se de repente aparecer um cheiro de umidade fora do comum é porque algo não esta funcionando corretamente e devemos contratar um especialista para verificar.
O cheiro de umidade também pode indicar que temos problemas com mofo ou fungos sob as paredes. Além do cheiro a umidade poderia estar causando danos estruturais sérios, por isso a importância de revisar a impermeabilização das paredes e teto.
As manchas antiestéticas
Se tivemos um problema de infiltrações e não percebemos antes, é possível que fique aparente devido às manchas de umidade. Quando a água seca sob a superfície das paredes ou tetos, aparecerão manchas. Não há dúvidas, a água esta infiltrando do exterior e é possível que apareçam buracos ou rachaduras nas paredes.
Rachaduras na fachada
Um dos sinais mais importantes que não devemos deixar passar são as rachaduras na fachada. Isso nos indica que os danos por umidade poderiam ser reais. Seja como for, ao vê-las devemos contratar um especialista para estudá-las, já que poderiam significar que nossa casa é vulnerável ao contato com a água. Com certeza quanto maiores as rachaduras, maior o risco, chegando inclusive a ser um grande perigo para o imóvel. O recomendável é que quando apareçam um profissional possa avaliá-las.
Normalmente o trabalho consistirá em reparar as rachaduras e aplicar um impermeabilizante nas áreas que pareçam mais vulneráveis e que possam afetar a fachada da casa.
Doenças frequentes
Neste ponto não prestamos atenção na casa, mas sim em quem vive nela. A umidade em excesso produz mofo, fungos e outros microorganismos. Existem muitas doenças que se relacionam com a aparição de estes fungos tóxicos em casa.
Se observamos que passamos por temporadas na qual as doenças respiratórias parecem se instalar em nossa casa, seria interessante revisar todas nossas paredes e tetos.
A importância de uma boa avaliação
Estes são alguns dos sinais que podem nos indicar que existem problemas de impermeabilização em casa, principalmente se contamos com uma fachada antiga ou se moramos em um último andar de um edifício. Tenha em conta que nem sempre a umidade é um sinal deste problema. Existem umidade decorrente da obra, que aparecem por causa da água que foi utilizada durante a construção em combinação com o tipo de clima. Também umidade ambiental ou umidade acidental no caso de uma tubulação com vazamento por exemplo. Para avaliar isso é essencial que um profissional visite a casa e veja se realmente existe uma umidade por infiltração, que é o que indica que existem problemas de impermeabilização.
4 Comentários
E quem é o profissional a ser chamado?
Olá Katya,
Obrigada por acompanhar nossas publicações. Respondendo a sua pergunta, são os profissionais que trabalham na área da impermeabilização.
Nesta página pode obter mais informação sobre o tema e inclusive pedir um orçamento se desejar :)
www.habitissimo.com.br/orcamentos/impermeabilizar-casa
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo
Minha dúvida é a mesma da Katya, qual profissional a ser chamado?
Olá Ana,
Obrigada pelo seu comentário.
O profissional a ser chamado é que trabalha na área de impermeabilizações.
Nesta página pode obter mais informação sobre o tema e inclusive pedir um orçamento se desejar :)
www.habitissimo.com.br/orcamentos/impermeabilizar-casa
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo
Faltou o principal: Qual profissional; qual produto aplicar e como aplicar.
Também concordo que faltou informação sobre o profissional, mas dizer qual produto e como aplicar aí já é demais né. Sou leigo, mas acredito que isso é um tema muito mais complexo do que passar uma "receita de bolo".
Não gostei. Ninguém me apresentou orçamento e não recebi retorno da Habitíssimo sobre esse fato.