Os motores de corrente contínua (CC) para caminhões, são máquinas elétricas de elevado torque e por consequência, elevado consumo de energia elétrica. Geralmente são alimentados em 12V ou 24V.
Quando ocorrem muitos acionamentos consecutivos da plataforma, é necessário manter o motor do caminhão ligado, para evitar que a bateria se descarregue totalmente. Isso tem o sério inconveniente de provocar maior consumo de combustível, além da desvantagem de acumular muita fumaça, principalmente quando o veículo está estacionado num galpão fechado e/ou mal ventilado.
No entanto, quando há disponibilidade de uma tomada da rede de energia em 127V ou 220V próxima aonde o caminhão estiver estacionado, é possível totalmente evitar isso, quando se tem instalado no seu interior um transformador redutor elétrico a seco com saída retificada exclusivo, que irá transformar a tensão da rede de alimentação em 12V ou 24V e logo em seguida, através de um conjunto de pontes retificadoras localizadas no corpo do próprio transformador, converter em corrente contínua necessária para o acionamento do motor do sistema hidráulico.
Um transformador instalado no caminhão, usando a rede elétrica de energia do galpão onde estiver estacionado, evita esse inconveniente, dispensando a necessidade de dar partida no motor do caminhão. Se o caminhão operar sempre num local fixo e com disponibilidade de alimentação trifásica ou bifásica a três fios com neutro, desde que esta apresente tensões de: 127/220V ou 220/380V, é possível produzir o transformador com saída retificada trifásica em ponte de graetz de 6 diodos, que apresenta melhor desempenho. O transformador sempre será dimensionado com potência maior que a do motor, numa margem de operação segura e sem risco de sobrecarga.
Outra vantagem interessante, é que este mesmo transformador é muito útil para efetuar carga rápida de bateria em situações de emergência, pois o mesmo possui elevada corrente de saída, sendo possível em poucos minutos de carga, carregar o suficiente para dar partida no motor do veículo.
Típico caminhão com plataforma elevatória de cargas onde é aplicado no projeto este tipo especial de transformador.
Transformador com saída em corrente contínua (12V ou 24V) de elevada potência, para alimentar o motor do sistema hidráulico utilizado em plataforma eletro-hidráulica de caminhão.
- Tags descritivas:
- engenheiros, construção
Deixe um comentário
Deixe um comentário