Quando falamos em construir a casa própria entramos em um mundo de possibilidades infinitas e que podem variar de acordo com vários fatores. Gosto pessoal, necessidades familiares, orçamento disponível e o tamanho do imóvel são alguns deles. Ao contrário do que pode parecer uma casa pequena pode ser a opção ideal para você. Devemos saber que uma construção com m2 reduzidos não deixa nada a desejar quando bem planejada e bem pensada, muito pelo contrário nos oferece até algumas vantagens interessantes. Hoje comentaremos 6 pontos importantes que você deve considerar na hora de construir uma casa pequena.
Porque optar por uma casa pequena?
Antes de listar os pontos importantes que você deve considerar na hora de planejar e construir sua casa pequena devemos mencionar as vantagens que esse tipo de construção oferece. Algumas delas são:
- Investimento: é um pouco obvio, mas vale a pena relembrar que o custo da casa será proporcional ao tamanho. Ou seja, uma casa pequena custará menos do que uma casa de maiores dimensões.
- Economia nas contas: da mesma maneira uma casa pequena permite economizar nas contas de luz e água.
- Economia com impostos, registro de escritura, contrato de financiamento: todas essas despesas são calculadas com base no tamanho da construção, portanto uma casa pequena permite economizar neste ponto também.
- Praticidade e econômica na manutenção: ao contar com poucos cômodos, uma casa pequena permite uma manutenção mais prática e econômica.
- Facilidade para organizar e limpar: a rotina de limpeza e organização de uma casa pequena costuma ser muito mais rápida e facilitada.
- Facilidade na hora de decorar: conseguir uma decoração harmoniosa, bonita e funcional em uma casa pequena é muita mais fácil já que exigirá uma quantidade reduzida de móveis e outros elementos.
- Maior aconchego: uma casa pequena favorece a criação de espaços acolhedores, intimistas e promove o convívio entre os familiares.
1 - Visar a melhor iluminação natural
Na hora de fazer o projeto da casa é importante garantir que a planta seja posicionada de maneira a aproveitar a incidência de luz natural da melhor maneira possível. Com certeza seu engenheiro ou arquiteto já terá isso em mente, mas para que fique claro para você também comentamos como deveria ser o posicionamento ideal. Os dormitórios devem ser posicionados para a face leste aproveitando o sol da manhã. Já as áreas sociais como salas, sala de jantar e varandas posicionadas na face oeste para que recebam o sol da tarde. Os cômodos de serviço como área de serviço, escadas e garagens devem ser posicionados na face sul, já que a mesma não é tão privilegiada pela incidência de sol. Desta maneira você garante que sua casa tenha uma maior eficiência energética, aproveitando as horas de sol e economizando na conta de luz.
2 - Promover a ventilação cruzada
A ventilação cruzada é um recurso que ira permitir com que seus ambientes estejam sempre arejados, frescos, promovendo a troca de ar e ajudando a evitar inconvenientes como a proliferação de umidade, por exemplo. Esse efeito pode ser conseguido através do posicionamento de janelas e portas em paredes opostos ou adjacentes permitindo com que o vento entre por um lado, percorra o ambiente e saia pelo outro.
3 - Otimizar o projeto hidráulico
Otimizar o projeto elétrico de seu imóvel é uma maneira de economizar com a compra de tubulações. Posicionando os banheiros, cozinhas e lavanderias em áreas próximas, como parede com parede por exemplo, você consegue economizar com a metragem de tubulação necessária para atender a área ocupada por esses cômodos. Vale a pena também posicionar a caixa d’água próxima a essas áreas molhadas fazendo com que a pressão da água nos equipamentos seja maior e assim exigindo menos gastos com tubulações para distribuição.
4 - Estudar a distribuição interna
Não é porque a casa é pequena que ela precisa ter uma distribuição interna pouco funcional. Na medida do possível tente manter as áreas intimas separadas da área social. O mesmo vale para o banheiro, no caso de contar com apenas um banheiro o melhor é mantê-lo próximo aos quartos evitando assim que ele divida o espaço de convivência com a área social. Dessa forma você garante uma maior privacidade para sua família e evita inconvenientes no convívio da área social.
5 - Dar preferência para ambientes integrados
Optar por ambientes integrados, além de garantir um visual moderno para sua casa, permite economizar na construção já que não será necessário erguer algumas paredes. Outras vantagens dos ambientes integrados são: aportam uma maior sensação de amplitude (algo muito importante em uma construção pequena), melhoram a iluminação e a ventilação e promovem o convívio familiar.
6 - Valorizar o espaço interno
Em uma casa pequena é importante pensar em aproveitar ao máximo cada metro quadrado dos ambientes. Na hora de mobiliar de preferência para móveis planejados para criar soluções personalizadas e milimetricamente calculadas para seus cômodos e necessidades. Aproveite a altura das paredes e libere áreas livres para a circulação, aposte em móveis funcionais, dobráveis ou extensíveis tudo isso para valorizar e embelezar seus espaços.
- Tags descritivas:
- construção casas, construção, construir casa pequena, reformar casa pequena
6 Comentários
As publicações sempre trazem sugestões interessantes. Parabéns.
Obrigado
Ótimas idéias! Sugestões interessantes.
Quero ideias de cozinha ,copa e area de tanque !
gosto muito das decorações para vários tipos de espaços..
gosto muito das decorações para vários tipos de espaços..