Assim que o jovem casal recebeu o imóvel da construtora já tinham claro que mudariam por completo a configuração original para transformar o apartamento em um espaço mais amplo, moderno e com personalidade. O desejo do casal foi realizado pelas arquitetas do SP Estúdio que seguiram as premissas das antigas construções nova-iorquinas nas quais predominam o estilo industrial, com acabamentos aparentes, espaços integrados e muito praticidade, para transformar o apartamento em um charmoso loft. Apesar de pequeno o espaço ganhou uma maior sensação de amplitude, ambientes bem delimitados e com a ajuda da marcenaria os espaços foram melhor aproveitados.
Delimitando espaços

Para criar uma maior sensação de amplitude e para que o ambiente assumisse a caracterização de um loft as paredes da cozinha e do dormitório foram retiradas. Com esse recurso o apartamento se tornou um espaço com grande amplitude visual, bem iluminado e totalmente integrado. Para suavizar a sensação de integração e delimitar os ambientes e suas devidas funções foi instalada uma porta pantográfica entre a sala de estar e o dormitório. Além de não interromper a passagem de luz e ventilação entre os dois ambientes a porta em inox colabora para trazer um visual industrial e moderno ao ambiente.
A escolha dos revestimentos
Para compor o ambiente de maneira que o mesmo remetesse a decoração dos lofts industriais foi criada uma parede de tijolos aparentes, instalados com junta seca, que conversa com a textura de cimento queimado presente no piso de porcelanato, teto e restante das paredes. O sistema de iluminação e os móveis também se harmonizam com a decoração trazendo toques de cores e sofisticação para o ambiente. A luminária em trilho com focos direcionáveis permite adequar a iluminação de acordo com o momento e efeito desejado. Já o guarda roupa, posicionado na área social e todo confeccionado em espelhos, quase passa desapercebido na composição do ambiente colaborando para criar uma maior sensação de amplitude.
- Se a sua casa é antiga investigue se a construção foi feita em tijolo maciço, assim você consegue economizar na hora de fazer o acabamento.
- Escolher como será aplicada a argamassa influencia no resultado final do acabamento. O tijolo à vista permite junto cheia, frisada ou seca.
- O material não tem muita variedade de cores, mas permite o recebimento de pintura.
Integrando a varanda
A varanda também foi integrada ao living e com esse recurso o ambiente ganhou alguns metros a mais. Para tornar o espaço mais funcional e apto para receber convidados o ambiente recebeu um rack que percorre todo a extensão da sala de estar e varanda. O móvel, confeccionado em mdf com acabamento em madeira e laca amarela, tem função de banco, aparador e fornece espaço para armazenagem. Como a varanda proporciona uma grande quantidade de luz natural ao ambiente integrado o espaço também foi equipado com persianas motorizadas com efeito black out, impedindo a passagem de luz durante os momentos de descanso.
Que não falte espaço para armazenagem

Para solucionar o problema de armazenagem do pequeno loft o rack contínuo se transforma em baús na área da varanda, fornecendo um espaço considerável para a armazenagem dos pertences do casal. A abertura é realizada pela parte superior não interferindo na área de circulação e, como mencionamos anteriormente, sua superfície também funciona como um banco seja para apreciar à vista da varanda ou para acomodar as visitas.
Cozinha colorida
Para quebrar o cinza predominante na decoração de estilo industrial os arquitetos optaram por incluir toques coloridos através dos móveis. Foi criada uma composição chamativa e original com um degradê em azul, para os armários altos e bancada da pia, e pink para o mini bar. Todos os eletrodomésticos encontram-se embutidos no móvel, inclusive a máquina de lavar. Com essa configuração foi possível substituir a área da lavanderia, que se encontrava no final da cozinha corredor, por mais armários para armazenar utensílios.
- Analise bem o espaço, defina suas necessidades com a cozinha e priorize uma boa distribuição.
- O triângulo de trabalho (pia, fogão e geladeria) deve ser posicionado para que o acesso aos três elementos seja facilitado.
- Para essa reforma foram utilizados materiais e acabamentos de padrão intermediário.
Elegância para o dormitório
O cinza, característico da textura de cimento queimado, conseguido através da pintura ganhou destaque na composição do dormitório ao se harmonizar com outros elementos que foram incluídos com a mesma tonalidade, como a cabeceira da cama em suede, a bancada em mdf e os tecidos que decoram a cama. O bonito efeito de tom sobre tom criado no ambiente transformou o dormitório em um local aconchegante, elegante e propício para o descanso.
Banheiro pequeno e aconchegante
O banheiro pequeno também recebeu acabamentos em textura de cimento queimado e para suavizar a atmosfera mais fria que esse visual pode causar nesses ambientes, foram escolhidos bancada e pia de silestone na cor branca, e um porcelanato que simula a madeira natural para a área da ducha. O banheiro ainda conta com boxe de correr em vidro transparente, para difundir a iluminação, e nichos embutidos na alvenaria.
2 Comentários
Cadê a foto da delimitação de espaço??????
Gostei muito das idéias principalmente as para quarto e banheiros....pena que não tenho um tostão para investir...