O termo energia solar está cada vez mais presente no nosso cotidiano. As pessoas têm se dado conta de que o planeta precisa urgentemente de fontes renováveis e sustentáveis de geração de energia para que a qualidade de vida possa ser melhorada, e tudo isso munido de uma opção mais barata para seus bolsos.
Vantagens da energia solar fotovoltaica:
- Limpa;
- Renovável;
- Infinita;
- Muito mais barata.
Mas o que é de fato energia solar?
Energia solar provém de uma tecnologia responsável por aproveitar a luz e/ou o calor que o sol nos proporciona. Para geração de energia elétrica utilizamos o termo “Fotovoltaico” onde painéis solares feitos de silício captam a luz do sol e a transformam em corrente elétrica, com a ajuda de um inversor.
Qual é a diferença entre energia solar fotovoltaica e energia solar térmica?
Diz-se energia solar térmica, quando nos referimos ao aquecimento da água da casa onde há instalação de um boiler, que irá aquecer a água, e quando ela chegar a uma certa temperatura, irá devolver para a caixa d’água.
O crescimento da busca e a economia oferecida pela energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica cresceu aproximadamente 300% desde 2018, isso por que ela é uma alternativa muito mais viável de se consumir energia, já que essa será gerada no próprio imóvel, dando ao cliente certa independência da concessionária (fornecedora de energia como Enel, Cemig, Elektro, etc), mas não chega a ser completamente independente.
Os outros 95% poderão ser economizados uma vez que fizermos um estudo no seu consumo mensal de energia e com isso dimensionaremos quantos painéis serão necessários, qual a potencia ideal para eles assim como quantos inversores serão utilizados no sistema.
Após esse procedimento o engenheiro eletricista fará um pedido de homologação para a concessionária, pois esta deve estar sempre ciente da instalação que será realizada. Uma vez que estiver instalado o sistema, a concessionária deverá fornecer o relógio bidirecional, que vai detectar que há geração de energia própria naquele local e então descontar o valor na conta de energia no final do mês.
Caso o sistema gere mais energia do que foi consumido, serão gerados créditos energéticos para que o cliente possa utilizá-los em até 5 anos. Mas se o cliente consumir mais do que foi gerado, por conta de uma festa ou de uma visita, ele deverá pagar na sua conta de luz apenas as taxas obrigatórias e o excedente .
- Tags descritivas:
- instalações, painéis solares, energia solar fotovoltáica
1 Comentário
Fiquei sabendo de detalhes q não sabia.