A ardósia é um tipo pedra abundante no Brasil, sua extração é dedicada tanto para o consumo nacional quanto para a exportação. Muito utilizada na decoração, tanto de ambientes internos quanto externos, podemos vê-las em paredes, pisos, divisórias, fachadas, bancadas e etc. Seu aspecto bonito, rústico e com variações de cores a transforma em um material versátil que aporta um ar sofisticado aos ambientes. Falamos um pouco sobre suas características, cuidados e utilização mencionando até mesmo a tinta de lousa, que teve sua criação inspirada na pedra de ardósia.
Características e cuidados
A ardósia é uma pedra de superfície sedosa, com baixa porosidade que dificulta a aderência de detritos sobre ela, apresenta resistência à abrasão e também aos intempéries. Ela pode ser encontrada nos mais variados formatos e com acabamentos diferenciados como o escovado, polido, lixado e também em seu estado natural. Sua cor mais comum é o cinza mas existem outras variações como grafite, verde, ferrugem, preta e roxa. Para limpeza recomenda-se utilizar um pano úmido, detergente neutro e uma cera especifica para resgatar seu brilho quando for necessário ou um impermeabilizante em locais de muito transito como prevenção.
Revestindo pisos...
A ardósia é frequentemente utilizada como revestimento para áreas externas mas sua aplicação em ambientes interiores também confere um bonito resultado. Sua facilidade na limpeza e coloração elegante a torna um material interessante para ser utilizada em banheiros, cozinhas, sala de estar e até mesmo dormitórios. Assim como todos os revestimentos pétreos a ardósia refresca o ambiente sendo ideal para locais de clima mais quente, já em regiões mais frias é possível combinar sua aplicação juntamente com a madeira para aportar calidez ao espaço.
... e também nas paredes
Sua aplicação em paredes pode ser utilizada tanto em espaços externos, como jardins e áreas gourmet por exemplo, ou internos, destacando uma parede no hall de entrada ou na sala de estar e jantar. Elas podem ser aplicadas das mais variadas formas como em ladrilhos maiores, formatos irregulares, placas filetadas, etc, criando um cantinho especial que se destaque do restante do ambiente.
Decorando o banheiro
Devido a sua baixa porosidade e facilidade na limpeza a ardósia se apresenta como um material ideal para ser aplicado na decoração do banheiro revestindo paredes e pisos. Sua textura aporta uma sensação de limpeza natural para o banheiro e decoram o ambiente por si só. Para equilibrar a tonalidade escura da pedra invista na combinação de alguma parede, louças e móveis com cores claras, muita iluminação natural e também em um bom projeto luminotécnico.
Bancadas
Além de revestir pisos e paredes a ardósia também pode ser utilizada na confecção de bancadas e pias tanto para a cozinha quanto para o banheiro. Sua superfície lisa confere um bonito acabamento à peça e devido a suas características se apresentam como um material resistente ao calor, permitindo apoiar panelas quentes sob sua superfície, e não absorvendo líquidos, gordura ou qualquer outra substância que possa cair sobre ela.
Área externa
A ardósia é um material resistente à intempéries permitindo ser exposta ao sol, chuva, frio ou calor sem sofrer nenhuma alteração em seu aspecto. Sua utilização em pisos de áreas externas é a forma mais comum de aplicação, geralmente revestindo quintais, área da churrasqueira e piscinas. Nesses espaços é importante atentar-se para a escolha da pedra, evite utilizas as versões polidas já que em contato com a água podem se tornar escorregadias, dê preferência para o acabamento natural, lixado ou escovado para garantir mais segurança.
Garagem
A ardósia é uma ótima opção para revestir o piso da garagem sendo um material resistente a abrasão, difícil de manchar e acumular sujeira em sua superfície. Para garantir uma boa fixação ela deve ser assentada com um cimento colante do tipo AC III e, apesar de não ser um material frágil, é recomendável a aplicação de uma resina impermeabilizante de média duração para proteger o piso contra a marca dos pneus.
Fachada
A aplicação da ardósia na área da garagem pode vir acompanhada com a aplicação da mesma revestindo a fachada, destacando o exterior da residência e aportando um ar contemporâneo para a construção. Elas podem ser aplicadas em muros, cobrindo toda a área frontal, pilares ou criando detalhes elegantes na composição da casa.
A tinta de lousa
A tinta de lousa pode ser considerada uma variante da ardósia, já que que a mesma tem como propósito recriar o efeito produzido pelas antigas lousas que consistiam em pedras de ardósias fixadas nas paredes das salas de aulas. Utilizar a tinta de lousa é uma tendência crescente e um recurso que além de decorar torna a parede coberta peta tinta útil para anotar recados, receitas, mensagens positivas e tudo mais que sua imaginação mandar.
- Pintura realizada com tintas prontas para esse tipo de aplicação, neste caso tinta fosca com tonalidade escura.
- Para essa pintura, a tinta obrigatoriamente deve ser fosca, não substitua por opções em látex, pva ou brilho.
- Dependendo do acabamento, a parede requer 2 a 3 demãos e a superficie deve secar por 72horas.
Deixe um comentário
Deixe um comentário