A realidade das construções residenciais atuais é que são construídas propriedades cada vez menores! Por isso temos que aproveitá-los ao máximo para conseguirmos uma casa confortável e funcional. Nem sempre é possível entrar em reformas complicadas, caras ou demoradas para conseguir melhorar a distribuição dos m² que temos em casa. O que sim é possível, é utilizar recursos e truques que podem melhorar a sensação de espaço e facilitar a organização do dia-a-dia. Como? Nós te contamos!
Cada coisa no seu lugar
O primeiro passo para fazer com que um ambiente se veja mais amplo é a organização! Um espaço bagunçado com várias coisas pelo caminho ou sobre os móveis sempre parecerão mais apertados e confusos. Portanto, tente manter a organização guardando tudo em seu devido lugar com maior frequência. Se você não conta com compartimento para tudo pode utilizar alternativas como cestinhos decorativos ou pufes com espaço de armazenagem interior, por exemplo.
Móveis sob medida
Os móveis sob medida são uns de nossos melhores aliados quando falamos em aproveitamento de espaço. Com eles é possível desenvolver uma solução personalizada para seu ambiente e suas necessidades garantindo 100% o aproveitamento do espaço. Outra vantagem dos móveis planejados é fazer com que seu ambiente se veja mais harmônico e menos confuso já que tudo se encaixará perfeitamente.
A parede como lugar de ação
Se falta espaço em horizontal a saída é começar a pensar em vertical. Como? Utilizando ao máximo a altura das paredes. Neste quesito vale tudo, estantes, armários, prateleiras, nichos e tudo mais que sua imaginação mandar para criar espaços de armazenagem de maneira charmosa e organizada.
Móveis multifuncionais
Os móveis multifuncionais são perfeitos para espaços reduzidos. Optar por móveis que se estendem, dobráveis e com compartimentos interiores permitirá moldar seu espaço e suas necessidades de acordo com o momento. Alguns exemplos de móveis multifuncionais são mesas extensíveis, bancadas dobráveis, camas que podem ser escondidas (embaixo de outras ou dentro de algum móvel), sofás e camas com compartimentos de armazenagem, móveis de tv com escrivaninha acoplada... A variedade é grande.
O segredo esta no material e nas cores
Uma dica interessante para fazer com que os espaços se vejam maiores do que realmente são é prestar atenção nos materiais e nas cores. Manter uma mesma paleta de cores claras e o mesmo tipo de material nos ambientes cria uma sensação de continuidade que faz com que o espaço se veja mais amplo e fluído. Portanto, se possível tente escolher móveis e pisos que se assemelhem nas cores como por exemplo uma mesma tonalidade de madeira. Claro, nada impede de você acrescentar pinceladas de cores mais vibrantes através de complementos decorativos.
A luz natural termina o trabalho
Para finalizar, a luz natural. Se você conta com muita luz natural em sua casa aproveite-a porque ela é um bem preciosa para melhorar sua casa em todos os sentidos. Abra as janelas e deixe a luz entrar! Utilize cortinas de tecidos finos e tire do caminho qualquer elemento que possa estar impedindo que a luz chegue a todos os cantinhos de sua casa. A luz natural faz com que os espaços se vejam mais amplo, ajuda a valorizar a decoração e faz bem para o ânimo. Experimente.
- Tags descritivas:
- designer de interior, construção
3 Comentários
Um outro item que acho importante, é o espelho!
Em apartamentos e sobrados, deve-se prestar atenção à resistência do piso quanto a colocação de armários, principalmente se vai ser feita uma biblioteca. O peso de muitos livros pode comprometer a estrutura do prédio. É um problema que acontecia a umas 4 décadas atrás.
Muito boa.