Odiar o revestimento da cozinha de uma casa que você acaba de alugar ou comprar é o mais normal do mundo... Os anos passam e as cozinhas, assim como os banheiros, são os ambientes que mais resistem a uma renovação. E isso se deve ao fato de que muitas pessoas continuam pensando que para reformar uma cozinha é preciso gastar muito dinheiro e entrar em obrar complicadas, que por sinal nunca são agradáveis. Hoje vamos demonstrar que você pode reformar sua cozinha sem ter que retirar os azulejos ou o piso. Anote!
Fórmica
A fórmica, ou placa laminada decorativa, é uma fantástica opção para cobrir paredes revestidas com azulejo e, além disso, aportam um visual bonito e atual para a cozinha. É um material que apresenta resistência a umidade e pode ser encontrada com várias cores e estampas diferentes. Algumas de suas vantagens são:
- São econômicas.
- São práticas de serem instaladas.
- É possível aplicar de acordo com a necessidade de sua cozinha, ou seja, somente no frontão ou em uma parede completa por exemplo.
- Como mencionamos apresentam um grande leques de possibilidades decorativas.
Piso linóleo
Já falamos sobre os pisos linóleos por aqui e eles são fortes candidatos para reformar sua cozinha sem retirar o revestimento. Repassamos suas principais vantagens:
- O piso linóleo é um material sustentável, produzido a partir de matérias primas naturais e biodegradáveis.
- É econômico.
- Tem propriedades antibacteriana e é resistente ao desgaste e a manchas.
- Antes era visto como um material feio, industrial e somente para espaços hospitalares. Por sorte, hoje já existem modelos desenhados e pensados para decorar residências.
Piso vinílico
Depois do piso linóleo sempre vem o vinílico e vice e versa. Porque são materiais com qualidades parecidas que satisfazem o mesmo objetivo: renovar o piso da cozinha sem precisar retirar o revestimento. Por exemplo, instalar um piso vinílico com acabamento de efeito madeira em 5 m² pode custar, aproximadamente, R$ 425 e a instalação pode ser feita em um dia.
- Existem diferentes formatos e tamanhos de pisos que são montados com sistema de clic.
- Existe uma grande variedade de modelos, estampa e texturas, que inclusive imitam outros materiais.
- É antideslizante e resistente a umidade, a sujeira e ao desgaste. A maioria dos fabricantes oferecem garantias entre 20 e 25 anos.
Cimento queimado para tudo
O cimento queimado é um material tão versátil que se converteu na estrela do interiorismo nas últimas temporadas. Vale para tudo: para revestir piso, paredes, bancadas de banheiros e também de cozinhas...
- É um pavimento contínuo que não precisa de junta de dilatação quando aplicado em pequenas áreas.
- Você pode escolher o acabamento mate, fosco ou brilhante assim como uma grande variedade de cores.
- Não é dos materiais mais econômicos, no entanto, é um investimento que vale a pena para que sua reforma dure a vida inteira.
- É altamente decorativo, atemporal e combina com qualquer estilo.
Tinta epóxi
Quando a reforma de sua cozinha tem que ser simples e de baixo custo a pintura epóxi pode ser sua melhor opção. Trata-se de um material tecnicamente avançado com o qual é possível pintar tanto o piso quanto as paredes com grande qualidade. Para os azulejos é recomendável buscar uma gama específica e, preferivelmente, consultar um profissional. Principais vantagens:
- Apresenta uma elevada resistência a abrasão e aos produtos químicos.
- Sua cozinha pode ser renovada em apenas um dia.
- Existe um amplo leque de cores.
- Serve para o piso e para as paredes.
Porcelanato líquido
A resina epóxi é outro produto que permite reformar a cozinha sem necessidade de quebrar o piso. Sua aplicação é parecida com a do cimento queimado, o produto é despejado sobre o solo existente e se auto nivela para a secagem. Como orientação, colocar o porcelanato líquido em 5 m² pode custar em torno de R$750 e o trabalho pode ser feito em 3 dias. Principais vantagens:
- É impermeável, antideslizante e resisti sem problemas aos raios solares.
- É muito fácil de limpar: o fato de não possuir juntas impede a aparição de fungos, bactérias e pó.
- É possível escolher entre uma grande variação de cores, diferentes tipos de acabamentos e inclusive realizar desenhos originais.
- Não é uma das opções mais econômicas, no entanto, suas qualidades valem a pena.
Massa acrílica
Outra opção, se você realmente quiser se desfazer dos azulejos mas sem ter que retirá-los, é aplicar massa acrílica para cobri-los. São aplicadas várias camadas do produto e depois ele é nivelado. O resultado é uma parede lisa e pronta para ser pintada.
4 Comentários
Vcs fazem orçamento e reforma em apto em São Paulo?
Bom dia Bernardete,
Obrigada por acompanhar nossas publicações, o portal habitissimo tem profissionais cadastrados em todo o Brasil.
Você pode solicitar gratuitamente um pedido de orçamento em nossa web. Se tivermos profissionais disponíveis na sua região você poderá receber contato de até 4 empresas. Preencha seu formulário clicando aqui: www.habitissimo.com.br/orcamentos/novo
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo
Muito bacana! Idéias maravilhosas!
Bom dia Jane,
Obrigada pelo seu comentário, que bom saber que você gostou da nossa matéria. Todos os dias publicamos conteúdos que poderão te interessar. Siga nos acompanhando e enviando seus comentários, suas dúvidas e sugestões.
Atenciosamente,
Equipe Habitissimo
parabéns a toda equipe pelo excelente trabalho.
Maravilhosas idéias e assim em tempo atuais precisamos gastar o minimo e deixar o ambiente agradável.