Os rodapés, além de ter a função técnica de proteger as paredes contra equipamentos de limpeza, calçados e atrito com os móveis, é um elemento fundamental e muito importante para o acabamento entre o piso e a parede. Além dos diferentes materiais e cores, há ainda muitas opções de modelos e acabamentos para rodapés. Então, que tal conhecer algumas das características que você deve considerar na hora de usar esse elemento?
Rodapé de MDF
Rodapés de madeira e MDF são baratos, e tem como vantagem o fato de possuírem espaço para os fios. Podem ser usados com pisos de madeira, laminados e afins. Entre as desvantagens, estão o fato de que os rodapés de madeira podem atrair cupim, e ambos não devem ser colocados em ambientes com umidade, pois podem estufar com o tempo.
Rodapé de cerâmica, pedra ou porcelanato
Rodapé de cerâmica, pedra ou porcelanato podem ser caros, mas têm alta resistência e suportam umidade. Ótimos para ambientes como cozinha, churrasqueira, banheiro ou áreas externas. A instalação é mais trabalhosa, exigindo argamassa e rejunte, principalmente em áreas molhadas. O mais adequado é usá-los com pisos frios. Não oferecem espaço para fios.
Rodapé de poliestireno
O rodapé de poliestireno tem um dos melhores custos-benefícios, já que tem alta durabilidade e preço para todos os bolsos. É resistente à umidade, e pode ser usado com pisos de madeira, laminados e até cerâmicas e porcelanatos. Como é feito de isopor reciclado, não sofre com cupins, e possui um nicho próprio para a passagem de fios. Nesse projeto, ele foi combinado com o papel de parede floral e o piso laminado, na decoração de um quarto infantil.
Rodapé preto
Versátil e moderno, o rodapé preto combina com todos os estilos de decoração, porém é preciso estar atento a alguns detalhes para que o nova cor nos rodapés fique harmônica e elegante. O rodapé na cor preta combina especialmente com pisos em tonalidades de madeira, deixando os ambientes mais aconchegantes e intimistas. Os ambientes que mais se adequam ao novo visual do rodapé são os quartos, salas, home offices e adegas.
Rodapé alto
O tamanho dos rodapés está cada vez mais variado, indo dos tradicionais, de cerca de 7 centímetros, a opções com mais de 40 centímetros. Os mais usados hoje, entretanto, ficam no meio do caminho, com aproximadamente 15 centímetros. Em espaços com paredes mais altas, é possível escolher rodapés mais altos sem medo. Nesse projeto, o rodapé alto branco, que faz contraste com a parede cinza, torna a sala mais elegante e acolhedora, garantindo um estilo contemporâneo à decoração.
- Tags descritivas:
- construção, designer de interiores
2 Comentários
Olá , querida o roda pé de poliestileno, é muito caro, caso vc souber de algum com preço legal , me informe por favor, pois o da minha casa toda deu cupim, e ela é de madeira, não da p por o de ceramica, obrigada , adora suas materias .
Boa tarde Rossana,
Para que profissionais do setor possam responder sua pergunta, publique-a em nosso fórum. Através da seção perguntas os especialistas poderão vê-la e respondê-la rapidamente: perguntas.habitissimo.com.br/reformas .
Atenciosamente, Equipe Habitissimo
Meu apartamento tem as portas, batentes e rodapés em madeira mas nao gostei muito porque se molhar ele apodrece. Posso colocar os rodapés brancos e as portas continuarem na cor madeira?
Boa tarde Sandra,
Para que profissionais do setor possam responder sua pergunta, publique-a em nosso fórum. Através da seção perguntas os especialistas poderão vê-la e respondê-la rapidamente: perguntas.habitissimo.com.br/reformas .
Atenciosamente, Equipe Habitissimo