A marcenaria sob medida é, sem dúvida, uma aliada na hora de você decorar um ambiente, principalmente em tempos de residências com metros quadrados cada vez mais reduzidos. Ela pode estar presente em todos os cômodos da sua casa e você pode aproveitá-la da melhor forma possível. Sabe aquele cantinho "morto" da cozinha? Aquele espaço embaixo da escada que você pensa que não vai ter o que fazer? Então, esqueça tudo isso e aproveite-o! Confira abaixo soluções para você usar a marcenaria ao seu favor e deixar a sua casa cada vez mais confortável e funcional.
Mesa retrátil para lanches rápidos
Apartamentos novos têm plantas muito pequenas e buscar alternativas para otimizar o seu espaço é a melhor saída. Uma mesa retrátil "escondida" pode ser uma boa alternativa para resolver o problema da falta de espaço da cozinha ou da sala. Quando você for comer, puxa a mesa e aumenta o espaço disponível. É uma ideia boa também se o seu caso for querer apenas uma mesa de apoio na cozinha para refeições rápidas.
Varal escondido
Sua lavanderia é pequena e não tem espaço suficiente para um varal? Não tem problema! Você pode ter um varal escondido em forma de gavetas. Assim, você abre apenas quando precisar, ocupando o espaço correspondente a profundidade das mesmas, quando não tiver usando, basta fechá-las! Praticidade e estética para sua área de serviço.
Sapateira vertical
Organizar sapatos pode ser um problema, não é mesmo? Isso porque muitas vezes falta um espaço específico para guardá-los. Uma maneira de economizar espaço é criar móveis verticais que representem um volume menor do que uma sapateira convencional. No projeto da foto acima, a sapateira foi acoplada no móvel da cabeceira, uma espécie de gaveta vertical com várias divisórias para guardar os sapatos. Além de ser uma forma pratica de armazenagem, ocupa pouco espaço e ainda se camufla no móvel quando fechada.
Tudo se encaixa na sala
Para um melhor aproveitamento, salas pequenas devem ser milimetricamente planejadas. No projeto acima, a marcenaria inclui uma estante com o painel para a televisão e nichos para armazenar objetos e também decorar o ambiente. A estante foi projetada de maneira contínua e além de abrigar a televisão, ainda esconde a fiação elétrica e abraça a porta de correr que quando é aberta desliza para traz do painel da TV camuflando a passagem para o corredor da área intima da casa. Além disso, têm pufes inteligentes com rodízios que servem como acento, são baús e ficam encaixados na estante quando não estão em uso.
Cama com compartimento
No quarto é possível aproveitar melhor o espaço embaixo da cama, trocando a base por gavetas. Além de visualmente bonito, o local pode abrigar roupas de cama, mantas e edredons. Ter uma cama dessas traz para você vantagens como: aumento do espaço útil no quarto, melhora a organização, facilita o acesso de objetos, design mais clean.
Piso falso
Quando o espaço é pequeno e a necessidade de armazenagem é grande, a melhor alternativa é pensar em alternativas. O piso falso é uma delas. No projeto acima foi criado uma estrutura versátil para apoiar a cama, com 3 nichos e 4 gavetas. A estrutura é feita de madeira, conta com cavidades de armazenamento com 40 cm de profundidade e os furos nas tampas dispensam puxadores.
Um mesmo móvel para dois ambientes
Espaços pequenos oferecem a vantagem de você ter a opção de utilizar um mesmo recurso para atender as necessidades de dois ambientes, como por exemplo um mesmo móvel e atribuir a ele múltiplas funções. Para o ambiente acima foi utilizado um rack que contempla tanto a o espaço da sala de jantar quanto da sala de estar. O móvel conta com gavetas e prateleiras e veja que interessante: funciona também como acento para a mesa de jantar, além de abrigar equipamentos do home theater e aparar itens decorativos. Para tornar seu uso mais confortável, pequenas almofadas foram espalhadas sobre sua extensão.
Móvel multifuncional
A marcenaria também pode ser utilizada para substituir uma parede, por exemplo, como é o caso do projeto acima. A parede da pequena cozinha do apartamento foi derrubada e substituída por um bloco que é perfeito para organizar o ambiente atendendo tanto a sala de jantar quanto a cozinha. A peça conta com nichos e prateleiras em toda sua volta abrigando até a geladeira (na face voltada para a bancada), cafeteira, microondas e outros utensílios e itens decorativos.
Gaveta escondida
Uma ideia que não é muito usada, mas excelente: faça na bancada uma gaveta "escondida". A tampa pode ser na mesma cor da bancada. A ideia aqui é quando fechada ninguém saber que a gaveta existe, assim você ganha um espaço extra para guardar suas coisas, aproveitando o espaço.
Compartimento embaixo da escada
A área embaixo da escada é um lugar que gera muitos questionamentos. O que fazer com aquele espaço que na maioria das vezes é dito como "morto"? Mas saiba que esse pedacinho pode oferecer a você alguns bons metros úteis. Com um bom projeto de marcenaria é possível transformar o espaço em um novo ambiente: bar, área para leitura, home office, uma estante para abrigar itens decorativos, prateleiras e nichos, e até mesmo criar compartimentos para armazenagem. No projeto acima, o espaço disponível se transformou em uma despensa.
Cantos escondidos na cozinha
Não deixe de aproveitar todos os cantinhos da sua cozinha, uma marcenaria bem planejada aumenta consideravelmente os espaços e traz soluções incríveis, como o canto ao lado da geladeira, o espaço é pequeno, mas a profundidade enorme. Pense nisso!
Gaveta aprimorada
Este é um dos espaços onde a marcenaria planejada melhor tem acertado, não há limite nas possibilidades de armários e ferragens para cozinhas. Com muitas divisórias e aproveitamento total do espaço do mobiliário as cozinhas estão cada vez mais funcionais. Uma ideia muito legal é fazer a mesa de apoio como parte da bancada, encaixando nela após o uso, como também o banco do balcão, você ganhará um excelente espaço.
Otimizando o espaço do banheiro
O projeto de marcenaria pode otimizar também o uso do banheiro. O espelho amplo de estilo camarim além de iluminar o ambiente fornece espaço de armazenagem para os itens do dia a dia. A bancada recebeu compartimentos amplos e um gavetão para armazenar roupa suja que se acopla ao sifão da pia sem desperdiçar o mínimo espaço e que pode ser retirado para realizar o transporte até a lavanderia.
Aproveite os degraus da escada
Já pensou aproveita a área da escada de uma maneira diferente? Transformando os degraus em gavetas? Nesse projeto o espaço disponível se transformou em um espaço de armazenamento. A estrutura consiste em gavetões que acompanham o desenho da escada. O recurso possibilitou um novo espaço para armazenamento com uma configuração discreta e prática.
- Tags descritivas:
- obras menores, marceneiros, marcenaria, soluções inteligentes em marcenaria, marcenaria para espaços pequenos
1 Comentário
Dicas maravilhosas.