A internet é responsável por fornecer um grande espaço de vendas para todos os segmentos. Isso significa que nela todo produto ou serviço pode aumentar sua visibilidade, e o ramo da decoração está entre essas áreas que podem se beneficiar.
Isso porque o comércio eletrônico cresceu 12% só em 2018, em relação ao ano anterior, e faturou R$ 53,2 bilhões, segundo levantamento feito pela E-bit/Nielsen.
Para termos uma visão mais clara de um nicho específico, como o setor de decoração, vamos entender ao certo o que o marketplace representa.
Dessa forma, é possível visualizar com maior nitidez o motivo para esse canal de divulgação ser tão assertivo em relação ao crescimento no volume de vendas da sua empresa. Acompanhe!
O que é marketplace?
De um modo geral, ao se perguntar o que é marketplace, a resposta mais objetiva pode ser defini-lo como um shopping virtual.
No Brasil, esse modelo de negócio surgiu em 2012, e é considerado vantajoso para todos os consumidores pela característica de reunir diversas marcas no mesmo lugar. Essa junção de concorrentes ajuda os compradores na busca pelo menor preço.
Se pensar em um site como o Buscapé, que é um dos maiores exemplos da funcionalidade de um marketplace, fica mais clara a sua interação com os clientes.
Nele, ao pesquisar por um produto, como um smartphone, irão aparecer diversas lojas oferecendo aquele mesmo item, cada uma por um preço.
Além disso, o marketplace também é responsável por gerar concorrência, pois as empresas são obrigadas a oferecerem um bom serviço a um preço competitivo para que se mantenham no mercado. Isso é sempre uma vantagem para os consumidores.
Fora isso, utilizar uma plataforma de marketplace para o seu negócio aumenta a visibilidade da sua empresa, e como consequência aumentará suas vendas e lucro.
Essa visibilidade vem principalmente da otimização por SEO da própria empresa de marketplace. Uma vez que, SEO significa uma série de técnicas com a finalidade de melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores, como o Google.
Por isso, sua empresa pode se tornar uma referência e ser encontrada em boas posições dos buscadores se aproveitando dessa otimização feita pelo marketplace.
Marketplace para decoração é bom?
Certo, agora que pontuamos o que é marketplace, a resposta para a pergunta principal deste texto fica mais clara, não acha? Se usado para a área de decoração, esse meio de divulgação é tão eficiente quanto em outro nicho.Isso porque o setor de casa e decoração já é o quinto maior representante do e-commerce no Brasil, segundo o 37° relatório da Webshoppers.
Sites que atuam com marketplace costumam ser muito acessados, e para as empresas, existe a possibilidade de ingressar nesse mercado sem um custo muito elevado.
Por isso, os marketplace se destacam em 3 pontos, e são eles: maior diversidade de público, controle de investimentos e facilidade na logística.
Diversidade de público
Os marketplaces contam com uma diversidade enorme de público, sendo encontrado em todo o país, com diferentes perfis e interesses.
Por isso, a possibilidade de vender itens de decoração é maior. Em um espaço virtual, a chance de um consumidor encontrar o que procura sem precisar sair de casa torna esse mercado atrativo.
Além disso, os produtos podem ser organizados por categorias, facilitando a busca dos potenciais clientes e organizando a sua vitrine, que no caso é virtual.
Controle de investimento
Para investir em marketplace, os lojistas da área de decoração não precisam de um grande valor. Na verdade, para entrar nesse mercado é possível se tornar um parceiro dos canais de divulgação, e cadastrar seus produtos, sem um valor inicial.
A cobrança que será gerada com essa parceria vem da comissão das vendas fechadas dentro do canal. Por isso, os preços devem ser dados de modo que cubram todos os gastos.
Facilidade na logística
Para alguns itens de decoração, como os mais pesados ou delicados, podem ser um desafio logístico para todos os varejistas. Os marketplaces auxiliam nessa parte, ajudando na entrega dos produtos.
Por isso, o marketplace é uma ótima alternativa para os comerciantes, até mesmo do ramo de decoração. Além de não haver a necessidade de uma demonstração (loja física), o marketplace se adequa a agenda do consumidor, tanto para a compra quanto no prazo de entrega.
O marketplace é um tendência
Todos os pontos mostrados ao longo deste artigo mostram porque vale a pena para o setor de decoração se aproveitar das oportunidades do marketplace.
Pelo fato de ser um shopping virtual, todos os seus produtos ficam expostos como em uma vitrine, no entanto, no marketplace não há necessidade de ter uma loja física.
Além disso, todas as táticas de SEO usadas pelo marketplace para melhorar o seu posicionamento fazem com que a relevância da sua loja cresça por esse vínculo entre ambos.
Fora isso, o marketplace é responsável por alcançar um público mais diversificado, ser uma boa alternativa para controlar os investimentos e possuir facilidade na sua logística.
Além de ser um excelente canal de divulgação e vendas para o seu produto, essas plataformas são extremamente eficientes para empresas ganharem visibilidade.
Com isso, é possível se consolidar no mercado e crescer, aumentando suas vendas e consequentemente os lucros da sua empresa.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.
- Tags descritivas:
- construção, designer de interiores
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