Hoje em dia existem muitas possibilidades para vestir o chão de sua casa, opções clássicas e modernas, baratas e caras... todas válidas e todas com seus pros e contras. No entanto, existe uma opção entre todas que permanece ao longo dos anos, sobrevive entre todas as tendências e que agora, como já falamos em outros posts, está na moda pelo fato de querer nos aproximar um pouco mais da natureza. Falamos de pisos de madeira em todas suas vertentes. Quer ver o poder decorativo que pode ter a madeira em seus pisos? Continue lendo!
O estilo Nórdico é o pioneiro
Acredito que ninguém pode duvidar que a decoração do estilo nórdico ou escandinavo é a pioneira no uso decorativo da madeira para os pisos. Assim tem sido ao longo de sua história e continua sendo. A explicação com certeza está na necessidade ancestral de utilizar os materiais mais abundantes e acessíveis que oferece o entorno natural desses países. Daí que a madeira seja a protagonista e o motivo do que conhecemos por decoração nórdica ou escandinava.
A forma na qual a madeira é empregada na decoração nórdica é muito natural, tanto na cor como na textura e nas formas de ser trabalhada. Por isso, mais que os pisos de parquet perfeitamente simétricos e tratados, os mais comuns são os pisos de madeira natural com suas imperfeições incluídas. Precisamente isso é o que dá esse encanto natural e aconchegante para as casas nórdicas.
Ganha amplitude com o branco
Dentro do estilo nórdico, os pisos de madeira pintada de branco também são muito característicos. De fato, criaram tendência e estão mais na moda do que nunca. Os pisos de madeira branco fornecem muita luz, o que dá mais amplitude visual ao espaço, por isso, são ideais para pisos ou dormitórios pequenos. Mas seu uso é exclusivo para espaços mini, ainda que tenha um dormitório ou uma sala muito grande, colocar o piso de madeira branco dará uma aura de paz irresistível para sua casa.
E se nesse precioso momento está pensando em que o piso de madeira branca com as paredes brancas pode ficar muito frio, não se precipite. O aconchego pode ser conseguido com os móveis, os tecidos e os objetos decorativos. Serão seus aliados para acrescentar diferentes cores e texturas, que somados com a madeira branca, criarão um ambiente muito aconchegante e acolhedor.
Recupere-os com uma mão de tinta
Quando um piso de madeira está velho e muito danificado, poucos remédios existem. Trocá-lo inteiro pode resultar muito caro, assim que uma boa opção para recuperá-lo é pintar. Existem várias opções, você pode optar por pintá-los todo de uma mesma cor ou também aproveitar essa oportunidade para utilizar a criatividade que leva dentro de você e fazer desenhos ou bordas sobre a madeira assim como já apresentamos em outro post.
Pintar um piso de madeira é relativamente simples, você somente precisa comprar uma tinta adequada, que tenha um maior grau de resistência à abrasão produzida pela transito de pessoas. Para os pisos de madeira, o mais habitual é utilizar tinta de poliuretano.
Combinados com cerâmica
Quando entramos no terreno da combinação de estilos, materiais e técnicas, o leque de possibilidades é infinito e a criatividade não encontra limites. E se você não acredita, veja que preciosidade essas combinações de azulejo com madeira.
Rústicos, modernos, em parquet ou laminados, viva a madeira!
Colocar um piso de madeira natural pode ser caro e talvez não seja o estilo que você mais gosta. Afortunadamente, hoje existem pisos de parquet ao alcance de todos os bolsos, clássicos e com desenhos mais modernos, como por exemplo, os parquets que simulam um efeito de madeira decapada.
Você não somente pode brincar com a cor da madeira e o tipo de parquet mas também a forma de colocá-lo também pode ser fonte de criatividade e inclusive lembre-se que você pode fazer seu próprio piso de madeira, por exemplo, reciclando palletes.
O que você acha dos pisos de madeira? Vocês já sabem que somos fãs, E você?
- Tags descritivas:
- designer de interior, pintura, construção, pisos de madeira, fazer decoração
Deixe um comentário
Deixe um comentário